Vem aí megafrota de balsas pelos rios Amazonas e Madeira

Ao menos 60 embarcações, financiadas pelo BNDES, para o transporte de grãos do Centro-Oeste, serão construídas em Manaus

Vem aí megafrota de balsas pelos rios Amazonas e Madeira

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/07/2025 às 08:33 | Atualizado em: 30/07/2025 às 08:33

Em breve, os rios Amazonas e Madeira receberão o incremento de 60 balsas cruzando suas águas. As embarcações vão operar no transporte de grãos do agro do Centro-Oeste.

A informação é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco do governo federal fez esse anúncio ontem, 29, dando conta da aprovação de financiamento de R$ 345 milhões para a empresa de logística Hermasa voltado à construção de 60 balsas e dois empurradores. O foco é a descarbonização da logística.

De acordo com o BNDES, o projeto prevê reduzir em até 88,4% as emissões anuais de CO2 devido à redução do número de viagens anuais e pela possibilidade de substituição do diesel pelo biodiesel nos empurradores.

Hoje, o jornal Folha de S.Paulo informou que estaleiros da região Norte construirão 46 balsas graneleiras do modelo box, com capacidade de até 2.390 toneladas, e 14 do modelo Raked, com 2.200 toneladas.

Segundo o banco, há estimativa de geração de 355 empregos no corredor logístico formado pelos rios Madeira e Amazonas, região de atuação da empresa controlada pelo gigante agrícola Amaggi.

Leia mais

Navegação na Amazônia comemora comboio recorde de soja

Foto: Hermasa/divulgação