Varanda MultiagĂªncia aposta em capacitaĂ§Ă£o para elevar qualidade
Varanda MultiagĂªncia aposta no programa FormĂ´ para capacitar equipe, integrar Ă¡reas e elevar a qualidade no mercado publicitĂ¡rio.

Publicado em: 21/05/2025 Ă s 18:30 | Atualizado em: 21/05/2025 Ă s 17:12
Em um mercado publicitĂ¡rio que se reinventa diariamente, a Varanda MultiagĂªncia aposta em um diferencial estratĂ©gico: o FormĂ´, seu programa de capacitaĂ§Ă£o interna. Criada em 2023, a iniciativa visa democratizar o conhecimento tĂ©cnico entre todas as Ă¡reas da agĂªncia, garantindo que os profissionais estejam nĂ£o apenas atualizados, mas tambĂ©m aptos a entregar soluções inovadoras e eficazes aos clientes. Na Ăºltima semana, os Varandeiros participaram do segundo mĂ³dulo do programa, que teve como foco a Ă¡rea de Planejamento EstratĂ©gico da agĂªncia.

A principal motivaĂ§Ă£o para a criaĂ§Ă£o do FormĂ´ foi a necessidade de multiplicar conhecimento entre os setores, conforme explica Luan Rangel, Head de Publicidade da Varanda. “Dentro da agĂªncia, temos Ă¡reas que nĂ£o necessariamente participam em detalhes das atividades de outros setores ou nĂ£o se relacionam”, afirma Luan.
A ideia Ă© que um designer, por exemplo, entenda as ferramentas e possibilidades de segmentaĂ§Ă£o que um profissional de mĂdia de performance utiliza, enriquecendo o processo criativo desde sua concepĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, o programa serve como uma reciclagem constante, fundamental em um setor onde o conhecimento universitĂ¡rio se desatualiza rapidamente.
O FormĂ´ opera com mĂ³dulos ministrados por especialistas da prĂ³pria agĂªncia, abordando temas relevantes para o cenĂ¡rio atual da publicidade.

O segundo mĂ³dulo, por exemplo, focado em “Branding na Era da SaturaĂ§Ă£o de MĂdia”, contou com a expertise de Luan Rangel, Patrick Vidal (Planejamento EstratĂ©gico), Larissa Lara (Supervisora de Operações PublicitĂ¡rias) e Felipe LibĂ³rio (Diretor de CriaĂ§Ă£o).
A abrangĂªncia do programa vai alĂ©m da equipe de Manaus, com transmissĂ£o on-line para colaboradores em estados como ParĂ¡, CearĂ¡, Minas Gerais, ParanĂ¡ e SĂ£o Paulo, alcançando cerca de 35 participantes por mĂ³dulo.
A Varanda MultiagĂªncia enxerga o FormĂ´ como um diferencial competitivo crucial. “AlĂ©m do atrativo de talentos, manter a equipe com um conhecimento integrado qualifica nossas entregas aos nossos clientes. Nossas ideias tendem a ser muito mais sĂ³lidas, embasadas e consistentes, sendo assim muito mais eficientes e trazendo resultados”, pontua Luan.
A integraĂ§Ă£o do conhecimento sobre branding, por exemplo, influencia positivamente todos os projetos, desde o briefing do atendimento atĂ© a execuĂ§Ă£o do social media, mĂdias e produĂ§Ă£o grĂ¡fica, elevando o nĂvel tĂ©cnico e a fluidez do trabalho em equipe.
Para medir o impacto do FormĂ´, a agĂªncia realiza pesquisas de opiniĂ£o e avaliações de conteĂºdo. Os resultados, embora por vezes indiretos, jĂ¡ sĂ£o perceptĂveis.
MĂ³dulos sobre mĂdia on-line, por exemplo, impactaram diretamente no faturamento da Ă¡rea. JĂ¡ o de branding, em andamento, jĂ¡ demonstra sua aplicaĂ§Ă£o em reuniões com clientes, aumentando a segurança e, consequentemente, o Lifetime Value (LTV) do cliente na agĂªncia.
Com planos de expandir a iniciativa, a Varanda pretende levar o FormĂ´ para seus clientes ainda este ano, compartilhando conhecimento com as Ă¡reas de marketing das marcas atendidas.
A relevĂ¢ncia e atualizaĂ§Ă£o do conteĂºdo sĂ£o garantidas pela revisĂ£o de uma equipe tĂ©cnica de especialistas e por uma rica bibliografia, consolidando a Varanda MultiagĂªncia como um polo de formaĂ§Ă£o e inovaĂ§Ă£o no mercado publicitĂ¡rio.

Foto: divulgaĂ§Ă£o