Vacina aplicada no mutirão em Manaus tem alta proteção contra covid
O diretor da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, lembra que só depois da segunda dose é que se tem a imunidade completa

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 29/08/2021 às 10:31 | Atualizado em: 29/08/2021 às 10:33
A aplicação das duas doses da vacina Astrazeneca oferece proteção de 90% contra óbito, hospitalização e infecção grave causada pela covid-19. Conforme revelou estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nesse sentido, o imunizante está disponível em mais de 100 postos de vacinação montados pelo Governo do Amazonas no mutirão da campanha Vacina Amazonas em Manaus, que iniciou no sábado e segue até às 18h deste domingo (29).
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cristiano Fernandes, estudos mostram a efetividade dessas vacinas. Além da segurança, a proteção no sentido de evitar casos graves e óbitos.
“Esse mutirão é uma estratégia para acelerar e aumentar a parcela da população com o esquema vacinal completo. Quem tomou a primeira dose da Astrazeneca precisa tomar a segunda dose. Só depois da segunda dose teremos a imunidade completa para essa vacina”, ressaltou.
Além disso, o diretor-presidente da FVS-RCP reforçou que todas as vacinas são seguras e eficazes também contra as novas variantes da covid-19.
O Amazonas tem estoque de Astrazeneca para garantir a segunda dose do imunizante, conforme a FVS-RCP.
Portanto, para aumentar a oportunidade de vacinar, além da Astrazeneca, os postos estão disponibilizando doses da Coronavac e da Pfizer.
Leia mais
Vacina AM tem estrutura completa em três grandes pontos de Manaus
Foto: Tácio Melo/Secom