UEA vai sediar encontro nacional de observatĂ³rios de turismo
Evento em Manaus Ă© no prĂ³ximo ano.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 06/06/2023 Ă s 13:29 | Atualizado em: 06/06/2023 Ă s 17:35
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi escolhida para sediar o 8º Encontro da Rede Brasileira de ObservatĂ³rios de Turismo. O evento Ă© previsto para maio e junho de 2024.
Assim, o anĂºncio da decisĂ£o ocorreu no dia 3 de junho, apĂ³s o ObservatĂ³rio de Turismo da UEA concorrer com os observatĂ³rios de Fortaleza e Blumenau.
Desse modo, a organizaĂ§Ă£o do evento ficarĂ¡ sob responsabilidade do ObservatĂ³rio de Turismo da UEA, coordenado pelas professoras MĂ¡rcia Raquel GuimarĂ£es e Maria Helena Fonseca.
Ao mesmo tempo, em colaboraĂ§Ă£o com a diretoria nacional da Rede Brasileira de ObservatĂ³rios de Turismo (Rbot).
A captaĂ§Ă£o tambĂ©m contou com a participaĂ§Ă£o da professora Paula Chaves, pesquisadora e vice-lĂder do grupo de pesquisa do ObservatĂ³rio de Turismo da UEA.
Sobretudo, a candidatura de Manaus, representada pelo ObservatĂ³rio de Turismo da UEA, foi bem-sucedida. Isso devido Ă apresentaĂ§Ă£o das pesquisas e da rede de instituições que fazem parte do observatĂ³rio.
Durante o processo de seleĂ§Ă£o foi enfatizou-se a importĂ¢ncia dos dados para as decisões polĂticas e o planejamento do turismo.
Para a coordenadora do projeto de extensĂ£o de eventos do curso de turismo, que ajudou na captaĂ§Ă£o do evento, professora ClĂ¡udia Martins, o evento Ă© muito importante para toda a comunidade acadĂªmica da UEA.
“Colocar Manaus no hall das cidades-sede da Rbot aumenta nossa responsabilidade, pois o evento de SĂ£o LuĂs foi maravilhoso e o nosso terĂ¡ que ser ainda melhor.”
Segundo ela, a escolha de Manaus como sede do evento trarĂ¡ visibilidade para a utilizaĂ§Ă£o dos dados na formulaĂ§Ă£o de polĂticas pĂºblicas e na tomada de decisões.
“AlĂ©m disso, fornecerĂ¡ aos empresĂ¡rios do setor turĂstico informações essenciais para embasar investimentos e melhorar na gestĂ£o do segmento.”
MĂ¡rcia Raquel disse que o sentimento Ă© da oportunidade de unir dois projetos de extensĂ£o e pesquisa. Com isso, materializando a importĂ¢ncia do tripĂ© da universidade (ensino, pesquisa e extensĂ£o) em prol da sociedade.
Leia mais
PGE-AM vai ao STF tratar com ministro Moraes de cotas da UEA
AĂ§Ă£o inĂ©dita
“É uma aĂ§Ă£o inĂ©dita que representa o papel da UEA no fortalecimento da atividade turĂstica como matriz econĂ´mica e formadora de mĂ£o-de-obra qualificada de alunos e professores com seus projetos e pesquisas.”
Dessa forma, a candidatura da UEA contou com o apoio de vĂ¡rias instituições pĂºblicas e privadas.
Por exemplo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Desenvolvimento, CiĂªncia e Tecnologia (Sedecti), SuperintendĂªncia da Zona Franca de Manaus (Suframa) e FederaĂ§Ă£o do ComĂ©rcio do Amazonas (FecomĂ©rcio).
Foto: Daniel Gonçalves/Secom