Presidente do TRF-1 inaugura 9ª vara da Justiça Federal no Amazonas

O desembargador Moreira Alves afirmou que o TRF-1 trabalha para fortalecer as varas e empenha-se para que nĂ£o sejam retiradas do tribunal as jĂ¡ existentes.

trf1, inaugura, vara, justica, federal

Publicado em: 21/01/2020 Ă s 20:25 | Atualizado em: 21/01/2020 Ă s 20:25

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª RegiĂ£o (TRF-1), desembargador Carlos Moreira Alves, e a diretora do foro da SeĂ§Ă£o JudiciĂ¡ria do Amazonas, juĂ­za Jaiza Fraxe, inauguraram em Manaus, nessa segunda-feira, dia 20, a 9ª vara federal da Justiça Federal no estado. 

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o presidente da Ajufe (associaĂ§Ă£o de juĂ­zes), Fernando Mendes, foram autoridades de fora do Amazonas que prestigiaram o evento. 

Jaiza Fraxe disse que, no momento em que varas federais passam por mudança, agradecia ao TRF-1 por manter no Amazonas a vara que estava no município de Tefé. 

“ApĂ³s quase 53 anos de instalaĂ§Ă£o da 1ª vara, hoje a Justiça Federal no estado recebe mais uma vara. Atualmente, o Amazonas ocupa um dos primeiros lugares no ranking do Ă­ndice de defasagem de vara do Conselho Nacional de Justiça”, disse a juĂ­za. 

Campbell disse que “Ă© desumano e irreal imaginar que em locais como a AmazĂ´nia, onde a densidade demogrĂ¡fica Ă© e deve permanecer baixa, sua pequena populaĂ§Ă£o tenha que viver e conviver com o fluxo de narcotraficantes internacionais e de outros tantos criminosos de elevada periculosidade, formadores de organizações criminosas, tudo porque os estatĂ­sticos fazem uma anĂ¡lise obtusa de nossa realidade”.  

Ele agradeceu a Moreira Alves por manter no Amazonas tambĂ©m a vara de Tabatinga, na regiĂ£o da trĂ­plice fronteira do Brasil com ColĂ´mbia e Peru. 

Moreira Alves afirmou que o TRF-1 trabalha para fortalecer as varas. “Nosso empenho Ă© para que esse movimento nĂ£o retire ao menos das seções judiciĂ¡rias as varas que lhes pertencem e sĂ£o necessĂ¡rias”. 

A 9ª vara federal tem o juiz Diego Andrade de Oliveira como titular. 

Foto: Vivian França/Justiça FederalÂ