No AM, Teich promete divulgar resultado do uso da cloroquina

O Brasil, segundo Teich, participa de programas mundiais não só com a cloroquina, mas com outros medicamentos

Teich resultado cloroquina

Publicado em: 04/05/2020 às 12:22 | Atualizado em: 04/05/2020 às 12:46

O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse neste domingo, dia 3, que na próxima semana deve ter acesso a estudos no Brasil com hidroxicloroquina no combate ao coronavírus.

“Talvez já saia alguma conclusão sobre os estudos com hidroxicloroquina no Brasil. É uma avaliação preliminar, mas a gente já pode ter uma informação melhor sobre a eficácia dos medicamentos”, disse.

Ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, Teich falou que tem acompanhado diariamente os estudos realizados no mundo.

O Brasil, segundo ele, participa de programas mundiais não só com a hidroxicloroquina, mas com outros medicamentos.

Conforme o ministro, no país existe um “pool” (consórcio) de quase 100 hospitais trabalhando nisto.

No entanto, em audiência no Senado na última quarta (29), o ministro já havia falado que a “cloroquina ainda é uma incerteza”.

De acordo com Teich, existe uma aproximação com um representante do grupo farmacêutico Novartis, que produz a cloroquina na China.

Segundo o ministro, dados preliminares apontaram para uma mortalidade alta e “certamente o remédio não vai ser um divisor de águas”.

Teich ressaltou que vacinas serão mais difíceis de serem desenvolvidas, mas o governo já antecipa contato com indústrias que estão trabalhando em pesquisas.

Nelson Teich está no Amazonas, quinto estado em maior número de casos e óbitos por coronavírus e onde o sistema de saúde já entrou em colapso.

Nesta segunda-feira (4), ele visita os hospitais Delphina Azir, Nilton Lins e o hospital de campanha de Manaus.

O ministro também anunciou que serão disponibilizados nesta semana até 21 milhões de testes para realizar a chamada “testagem em massa” no país.

Leia no Portal MSN

 

Leia mais

Teich afirma que Amazonas é prioridade e fala em união contra o coronavírus

 

 

Foto: Anderson Riedel/Presidência da República