Inspeções de controle do TCE-AM nos municípios começam após primeiro turno

Até o início do próximo mês, todos os municípios do interior do Amazonas vão passar por auditorias nas prestações de contas

Inspeções TCE-AM suspende expediente coronavírus

Publicado em: 09/11/2020 às 13:40 | Atualizado em: 09/11/2020 às 13:43

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) inicia na próxima segunda (16) inspeções ordinárias nos municípios. O trabalho é comandado pela Secretaria-Geral de Controle Externo (Secex).
Conforme o órgão, serão 26 equipes com cem servidores para cobrir todos os 61 municípios. O presidente do TCE, Mário de Mello, disse que relatórios gerados das auditorias serão integrados aos processos de julgamentos das contas anuais dos gestores.
Além disso, o resultado dessas inspeções servirão para fundamentar pareceres do Ministério Público de Conta e votos dos relatores.
De acordo com o TCE, as inspeções vão focar nas prestações de contas do primeiro semestre de 2019. Uma das missões dos auditores é confirmar se as informações conferem com a realidade.

Serão inspecionados câmaras municipais, prefeituras e órgãos da administração indireta, como previdências sociais, fundos de saúde, entre outros.

As fiscalizações devem ir até 7 de dezembro. Todos os 61 municípios do interior passarão pela auditoria dos órgãos técnicos do TCE-AM, sendo 59 deles com inspeções in loco.
Conforme o tribunal, os municípios de Codajás e Urucurituba passarão por fiscalizações a distância.
Leia mais

TCE-AM aprova contas de Arthur, mas recomenda realização de concurso

Cuidados com coronavírus

Devido aos riscos do coronavírus (covid-19), o TCE divulgou que adotou novos procedimentos de segurança dos técnicos.
Todos os componentes das comissões serão submetidos a testes nos dias antes das viagens.
Entre as mudanças em relação aos anos anteriores, as etapas de viagem foram reduzidas. As equipes irão viajar em uma etapa, com rotas determinadas diretamente para os municípios.
Foto: Ana Cláudia Jatahy/TCE