Surto de febre chikungunya em Tefé é investigado pela FVS-AM

Uma equipe de técnicos da FVS foi enviada ao município de Tefé, nesta terça-feira (6), para investigar o surto e apoiar a secretaria municipal

surto, febre, chikungunya, tefe, fvs

Publicado em: 06/07/2021 às 21:04 | Atualizado em: 07/07/2021 às 09:01

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) investiga surto de febre chikungunya em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Pelo menos quatro casos foram registrados recentemente. 

A FVS disse que 39 amostras sorológicas de suspeitos de infecção foram coletadas para exame no Laboratório Central do Amazonas (Lacen). 

Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos de doenças como dengue e covid (coronavírus): febre alta, dor muscular e em articulações e manchas pelo corpo. 

Segundo o diretor-presidente da FVS, Cristiano Fernandes, essas doenças estão sendo registradas ao mesmo tempo no estado. 

Uma equipe de técnicos da FVS foi enviada a Tefé, hoje (6), para investigar o surto e apoiar a secretaria municipal.

Conforme a fundação, vai ser feito um levantamento dos casos confirmados da doença e locais de ação do mosquito. Borrifações vão ser intensificadas. 

“São medidas tomadas para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar que haja uma epidemia de chikungunya”, disse coordenadora da FVS, Luzia Mustafá.

Foto: Secom/divulgação