Sul do Amazonas: governador arranca promessa de mais prazo do Ibama

"Estamos buscando um caminho para que nosso povo possa produzir de forma legalizada, conciliando com a proteção da floresta", disse Wilson Lima.

Sul do Amazonas: governador arranca promessa de mais prazo do Ibama

Publicado em: 06/04/2023 às 10:03 | Atualizado em: 06/04/2023 às 10:03

Em Brasília, o governador Wilson Lima reuniu ontem (5) com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostino, para tratar sobre um prazo maior para a regularização dos pecuaristas no sul do Amazonas.

É que produtores agropecuários dessa região vivem sob o temor de terem cabeças de gado apreendidas pelo órgão.

Conforme informações do Segundo A Segundo, o risco de apreensão envolve cerca de 2,5 mil cabeças de gados que estão em áreas embargadas pelo Ibama. O órgão nega que a medida atinja 500 mil cabeças de gado.

O Ibama diz que as terras são ocupações irregulares e também ocasionam degradação ambiental.

A orientação inicial do Ibama era a de que quem fosse notificado teria cinco dias para regularizar, corrigir, e prestar esclarecimentos.

Assim como apresentar documentos que comprovem a legalidade da propriedade rural e da de área de pastagem dos animais.

Dessa maneira, agora, a promessa do órgão ambiental federal de que os pecuaristas poderão fazer as mudanças com mais tempo. Cada caso será avaliado individualmente.

Reunimos com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para tratar das ações do órgão na região sul do Amazonas. Saímos com uma sinalização positiva do órgão, que vai prorrogar o prazo para cumprimento das decisões. Estamos buscando um caminho para que nosso povo possa produzir de forma legalizada, conciliando com a proteção da floresta, disse o governador em sua rede social.

Leia mais

Governador media solução de tensão com Ibama no sul do Amazonas