Sete municĂpios do AM em estado de emergĂªncia por causa das cheias
A liberaĂ§Ă£o do recurso depende da necessidade de cada municĂpio

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 06/07/2022 Ă s 06:01 | Atualizado em: 06/07/2022 Ă s 12:18
Sete municĂpios do Amazonas estĂ£o em situaĂ§Ă£o de emergĂªncia por causa das fortes chuvas e inundações. Conforme divulgou ontem (5) o DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o (DOU).
Trata-se dos municĂpios de AnamĂ£, Autazes, Benjamin Constant, JutaĂ, Parintins, TefĂ© e Urucurituba.
Agora, em funĂ§Ă£o do reconhecimento federal de situaĂ§Ă£o de emergĂªncia podem solicitar recursos do MinistĂ©rio do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento Ă populaĂ§Ă£o afetada.
Dessa forma, as prefeituras podem utilizar os valores nas ações de socorro, assistĂªncia humanitĂ¡ria, restabelecimento de serviços essenciais e reconstruĂ§Ă£o de infraestrutura danificada.
Nesse sentido, a solicitaĂ§Ă£o deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) do MinistĂ©rio do Desenvolvimento Regional.
Assim, para a liberaĂ§Ă£o do valor depende da necessidade de cada municĂpio. Isso com base nos planos de ações apresentados Ă equipe tĂ©cnica da Defesa Civil Nacional.
A prioridade inicial Ă© a destinaĂ§Ă£o de valores para ações de assistĂªncia humanitĂ¡ria. Por exemplo, como a compra de itens de necessidades bĂ¡sicas, kits de higiene, limpeza, colchões, cestas bĂ¡sicas, entre outros.
ApĂ³s o munĂcipio entregar o plano de trabalho, Ă© feita o restabelecimento de serviços essenciais, como limpeza de vias urbanas, religaĂ§Ă£o de energia e abastecimento de Ă¡gua.
Por fim, as cidades tĂªm atĂ© 90 dias depois do tĂ©rmino das ocorrĂªncias dos desastres para solicitar recursos para reconstruĂ§Ă£o de Ă¡reas e moradias destruĂdas pelo desastre.
Leia mais
Sancionada criaĂ§Ă£o do Fundo de ProteĂ§Ă£o e Defesa Civil do Amazonas
Foto: Yure Pinheiro/Secom