Senador fala de 20 índios massacrados e esquartejados no Amazonas

Publicado em: 11/09/2017 às 17:43 | Atualizado em: 11/09/2017 às 17:43

Até este momento, o Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal não haviam confirmado o número de mortos em um dos massacres de índios isolados no vale do Javari, no município de São Paulo de Olivença, no oeste do Amazonas.

Hoje, dia 11, para dar repercussão e cobrar providências para a denúncia “da maior gravidade”, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS), disse que foram 20 os índios “flecheiros” assassinados.

“E, segundo informações que nos chegaram, corpos foram esquartejados, inclusive”, afirmou o senador.

A acusação pesa contra garimpeiros da região. Um inquérito policial foi instaurado pela Procuradoria da República em Tabatinga (AM).

Segundo a Funai, a denúncia surgiu em agosto, depois que alguns garimpeiros foram vistos em São Paulo de Olivença conversando sobre o suposto massacre.

Garimpeiros foram detidos e conduzidos a Tabatinga, onde prestaram depoimento e não confirmaram as mortes. Até o momento, nenhuma prova material teria sido encontrada e nem as mortes confirmadas, afirmou a Funai.

O MPF confirmou que ainda não há confirmações de mortes, mas que as suspeitas estão sendo apuradas e há novas diligências em curso.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia mais

http://amazonas.bncamazonia.com.br/ta_na_midia/confirmado-massacre-de-indios-por-garimpeiros-no-amazonas/

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil