Seminário discute condição das cidades da Amazônia
Os participantes terão três exposições, trabalhos em grupos e roda de conversa

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/06/2025 às 10:11 | Atualizado em: 24/06/2025 às 15:08
Cidades amazônicas x mudanças climáticas: o que os amazônidas podem fazer? As respostas serão dadas nesta quarta-feira (25) durante a realização do 2⁰ Seminário do Fórum das Águas, com participação de representantes de organizações do movimento social, de instituição públicas, professores, pesquisadores, pastorais sociais e coletivos indígenas, do povo preto, quilombola e de associações de moradores.
O encontro ocorrerá no auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam, antigo Cenesc), à avenida Joaquim Nabuco, 1023, centro.
No horário de 14h às 18h, os participantes terão três exposições, trabalhos em grupos e roda de conversa quando serão apresentadas as propostas de ações para responder ao questionamento.
As palestrantes serão as pesquisadoras:
- – Adorea Albuquerque, professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Amazonas, com atuação na área de recursos hídricos e saneamento ambiental;
- – Clarice Arbella Tukano, mestra em história (Ufam), professora de saberes indígenas e membro da diretoria da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro;
- – Gilmara Santos, doutoranda em informática na Ufam, com pesquisa na área de monitoramento remoto da qualidade da água.

São objetivos do seminário: sensibilização e educação, compartilhamento de conhecimento, engajamento comunitário e reflexão sobre o desenvolvimento de políticas públicas efetivas que visem adaptabilidade e resiliência frente aos desafios climáticos, e, consequentemente, à melhoria das condições de vida dos mais pobres, tornando-os menos vulneráveis aos efeitos dos extremos climáticos e favorecendo sua autonomia e organização política na luta por direitos, sobretudo aqueles referentes ao acesso à água e ao bem viver nos territórios de Manaus.
Leia mais
Águas de Manaus põe capital no ranking das piores em esgoto e saneamento
O que é o Fórum das Águas
É um coletivo fundado em março de 2012, como espaço de discussão e proposição de políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos humanos à água e ao saneamento.
Atua na sensibilização da sociedade e dos poderes públicos para tomarem posturas e decisões adequadas quanto à gestão e ao cuidado das águas na Amazônia.
O coletivo é formado por mais de 20 organizações da sociedade civil, mantêm agenda de reuniões ordinárias e extraordinárias desde a fundação para debater e responder à dramática experiência da privatização dos serviços de água e esgoto da cidade de Manaus, iniciada no ano 2000.
As mudanças climáticas que causam secas severas pioram ainda mais esta situação, uma vez que ocorre uma significativa redução dos reservatórios hídricos na região.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Brasil