S. Gabriel da Cachoeira: vice de candidato é ex-mulher do atual prefeito
Ela é ex-mulher do petista Clóvis Corubão e está na chapa com o indígena Marivelton Baré

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 15/08/2024 às 23:13 | Atualizado em: 15/08/2024 às 23:59
A disputa pela Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, nas eleições deste ano, tem um ingrediente curioso na formação de uma das chapas. Trata-se da candidatura do líder indígena Marivelton Baré (Rede/Psol).
Isso porque a chapa do presidente licenciado da Federação dos Povos Indígenas do Rio Negro (Foirn) traz como candidata a vice-prefeita a indígena do povo tucano Jacilene Maia Castilho (PDR).
Ela é ex-mulher do atual prefeito Clóvis Saldanha, o “Curubão” (PT).
Tal jogada política da coligação Rede/Psol “apimenta” a candidatura do mesmo campo da esquerda porque o prefeito Curubão é arqui-inimigo de Marivelton Baré e do movimento indígena de São Gabriel da Cachoeira.

Dessa forma, o ingrediente familiar pode ajudar no processo de disputa eleitoral, acreditam os apoiadores da chapa Rede/Psol-PRD.
Com sua convenção realizada no último dia 2 de agosto, o candidato da coligação “Compromisso com o povo – excelência na gestão”, formada pela federação Rede/Psol e pelo Partido Renovação Democrática (PRD), disse estar convencido de que vai vencer as eleições em São Gabriel da Cachoeira, o município onde nove entre dez habitantes são indígenas,
“Eleitos, vamos desenvolver este município. Chega de tanto desmando, roubalheira e má gestão. Queremos ser e fazer diferente do que tem ocorrido nos últimos oito anos”, disse Baré.
Leia mais
Prefeito de São Gabriel da Cachoeira é denunciado ao MP-AM
Experiência em gestão
Com experiência em liderança e gestão de crises, o candidato indígena disse estar mais do que preparado para assumir a prefeitura, com compromisso de servir e proteger São Gabriel da Cachoeira.
O candidato afirmou entender a importância da família e que trabalha para fortalecer esses valores na sociedade.
Desse modo, Baré disse que comprovou sua competência em gestão como presidente da Foirn ao promover o desenvolvimento econômico local, fortalecer a comunicação e a representação de seu povo.
Conforme ele, tem habilidade e experiência em captar recursos financeiros, vitais para os projetos futuros.
Leia mais
Rede contesta PT do AM e diz que pagou evento em S. Gabriel da Cachoeira
Em família
Por sua vez, o PT, de Clóvis Curubão, está no comando de São Gabriel da Cachoeira desde 2016, quando foi eleito e depois reeleito em 2020.
Agora, sem poder se candidar novamente, apresenta como seu sucessor o sobrinho Egmar Curubinha.
Além dessas chapas, também são candidatos a prefeito o médico Israel Tuyuka (PDT), que foi candidato a governador do Amazonas nas eleições de 2022.
E ainda Cláudio Pontes (Podemos), Hernane Cachorrão (PSD) e Pedro Paulo Radialista (Avante).
Foto: divulgação