Roraima festeja padre nomeado bispo no Amazonas pelo papa

Vanthuy Neto nomeado pelo papa Francisco para a função de Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira

Roraima festeja padre nomeado bispo no Amazonas pelo papa

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 03/02/2024 às 14:49 | Atualizado em: 03/02/2024 às 14:50

A igreja Católica em Roraima festeja amanhã (4) a ordenação episcopal do padre Raimundo Vanthuy Neto, que será bispo da diocese de S.Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Conforme divulgou o g1, o evento é aberto ao público e ocorrerá no Ginásio Totozão, no centro de Boa Vista do Ramos.

Dessa forma, a cerimônia começa às 8h30 e será celebrada pelo cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus. Ele é presidente do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1).

Por conseguinte, o padre Raimundo Vanthuy Neto assume como da igreja do Alto Rio Negro no próximo dia 11 de fevereiro.

Naquela diocese, a posse dele está marcada para ocorrer às 8h no Ginásio Arnaldo Coimbra, na cidade de São Gabriel da Cachoeira.

Desse modo, esta é a primeira vez que a igreja Católica em Roraima promove a ordenação episcopal de um padre para torná-lo bispo em uma região amazônica.

Assim, Vanthuy Neto comentou sobre os desafios a serem enfrentados ao assumir uma nova Diocese.

O primeiro desafio, é o da comunicação. São Gabriel é a região mais plural que o Brasil tem. São 23 povos, mais de 18 línguas. Segundo é o isolamento, São Gabriel ainda é muito isolado, (…) agora que começa a chegar uma internet de melhor qualidade em São Gabriel através do Starlink. E pra mim o primeiro sinal da minha vida vai ser ficar calado, escutar até porque alguns eu não vou compreender por causa da língua. Segundo amá-los como eles são, porque o amor também ama os limites e os defeitos”, enfatizou.

Leia mais no g1.

“A Igreja de Roraima me fez padre da Amazônia, com uma preocupação principal do cuidado com os povos indígenas, com a casa comum […]”, disse o padre.

Leia mais

Por onde anda dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus?

Foto: reprodução