Rio Madeira, a 1 m da emergência em Rondônia, alerta no Amazonas

Rio Madeira

Publicado em: 24/02/2019 às 10:47 | Atualizado em: 24/02/2019 às 12:03

A cheia do rio Madeira, o principal de Rondônia e que deságua no rio Amazonas, passando desde Porto Velho por municípios como Manicoré, Borba, Nova Olinda do Norte e outros, obriga muita gente a sair de casa durante o chamado inverno amazônico.

Ele sofre influência das chuvas intensas na região e também dos rios bolivianos Beni e Madre de Dioz. Plantações inteiras estão embaixo d’água.

Porto Velho, a capital rondoniense, já decretou estado de alerta. O nível passou dos 16 metros e está perto dos 17, cota já de emergência.

Na área ribeirinha, o cenário é desolador para centenas de pessoas. O rio tem avançado e invadido pequenas comunidades do chamado Médio Madeira.

O serviço de meteorologia de Rondônia alerta que o nível do Madeira deve continuar subindo até meados de março.

Leia mais no G1.

 

Rios em emergência no Amazonas

A Defesa Civil do Amazonas divulgou neste sábado, dia 23, que por conta da cheia do rio Madeira, os municípios de Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã e Borba já estão no status de atenção.

Humaitá, o mais próximo de Porto Velho, está em situação de alerta.

O órgão trabalha com dados do Serviço Geológico do Brasil, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Agência Nacional de Águas (ANA).

“Não temos hoje como afirmar que teremos a maior enchente. No entanto, nossos rios encontram-se com seus índices bem acima da última cota histórica”, disse o chefe da Defesa Civil, Francisco Máximo.

 

Leia mais

Um recorte do drama da cheia nos rios do Amazonas

 

Situação hoje nas demais calhas

Em atenção

Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e São Paulo de Olivença – alto rio Solimões

Fonte Boa Jutaí, Japurá, Maraã e Coari – médio rio Solimões

 

Em emergência

Guajará, Ipixuna e Eirunepé – rio Juruá
Boca do Acre– rio Purus

 

Foto: Divulgação/Secom