Ressaca: covid cresce no Amazonas apĂ³s carnaval

Os nĂºmeros estĂ£o incompletos porque 20 municĂ­pios, como Ă© o caso de Parintins, nĂ£o enviaram dados para composiĂ§Ă£o do boletim da FVS

Carnaboi 2022

Neuton CorrĂªa, do BNC AMAZONAS

Publicado em: 23/02/2023 Ă s 20:18 | Atualizado em: 23/02/2023 Ă s 20:18

Saltou de 236 para 405, da Quarta-feira de Cinzas do carnaval para hoje (23), o nĂºmero de casos confirmados de covid-19 (coronavĂ­rus) no Amazonas. Manaus, com 208 ocorrĂªncias, lidera em novos infectados.

A volta do aumento de casos de infecĂ§Ă£o da doença coincide com o fim das festas de carnaval. Na capital e no interior do estado, as aglomerações se formavam sem nenhum cuidado preventivo. Como resultado, foi facilitada a transmissĂ£o da covid e outras doenças virais.

O crescimento Ă© registrado pelo boletim diĂ¡rio de controle do coronavĂ­rus, emitido pela Secretaria de SaĂºde (SES), via FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia (FVS). Os nĂºmeros citados sĂ£o desta quinta-feira.

Portanto, nesse primeiro boletim apĂ³s a folia do carnaval, hĂ¡ um salto de novos contaminados que foge da mĂ©dia dos dados anotados em, pelo menos, quatro boletins anteriores, de 213 casos/dia.

Carnaval vilĂ£o

Mas, terĂ¡ sido mesmo o carnaval o responsĂ¡vel por esse novo surto da covid?

Leia mais

Manaus: supermercados voltam a ser postos de vacinaĂ§Ă£o da covid

Olho na tendĂªncia

É possĂ­vel que nĂ£o seja o carnaval o vilĂ£o Ăºnico. Antes dos quatro dias de folia jĂ¡ era verificado crescimento de novas infecções. E olha que isso considera tĂ£o somente os nĂºmeros oficiais. Ou seja, o registro de quem procurou uma unidade da saĂºde para testar a doença.

Dessa forma, os nĂºmeros apresentados hoje podem ser apenas um ajuste a uma tendĂªncia que jĂ¡ vinha se revelando.

De 14 a 18 de fevereiro, por exemplo, Ă© o perĂ­odo que mais chama atenĂ§Ă£o. Isso porque foi totalmente atĂ­pico em relaĂ§Ă£o aos Ăºltimos meses e atĂ© mesmo comparado aos registros das duas primeiras semanas do mĂªs.

Veja a comparaĂ§Ă£o de dados

Fevereiro
Janeiro

Leia mais

Covid: pesquisador aponta alta repentina de internaĂ§Ă£o no Amazonas

Internações

Apesar desse aumento de casos de covid, o nĂºmero de internações nĂ£o acompanha a tendĂªncia.

Conforme a SES, se mantĂ©m abaixo de dez hospitalizações a cada 24 horas. Como nos Ăºltimos dois dias, com oito cada um.

Mortes pela covid

Em fevereiro, atĂ© esta quinta-feira, houve duas vĂ­timas de morte por covid, conforme a SES. Elas sĂ£o dos dias 19 e 20.

Como em janeiro nĂ£o houve registro de morte pela doença, essas duas sĂ£o, pois, as Ăºnicas do ano.

Dados gerais

Em toda a pandemia da covid-19, o Amazonas registrou 14.427 mortes, com 1,8 milhĂ£o de notificações e 629.188 confirmações de contaminados desde março de 2020.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o