Ressaca: covid cresce no Amazonas após carnaval
Os números estão incompletos porque 20 municípios, como é o caso de Parintins, não enviaram dados para composição do boletim da FVS

Neuton Corrêa, do BNC AMAZONAS
Publicado em: 23/02/2023 às 20:18 | Atualizado em: 23/02/2023 às 20:18
Saltou de 236 para 405, da Quarta-feira de Cinzas do carnaval para hoje (23), o número de casos confirmados de covid-19 (coronavírus) no Amazonas. Manaus, com 208 ocorrências, lidera em novos infectados.
A volta do aumento de casos de infecção da doença coincide com o fim das festas de carnaval. Na capital e no interior do estado, as aglomerações se formavam sem nenhum cuidado preventivo. Como resultado, foi facilitada a transmissão da covid e outras doenças virais.
O crescimento é registrado pelo boletim diário de controle do coronavírus, emitido pela Secretaria de Saúde (SES), via Fundação de Vigilância (FVS). Os números citados são desta quinta-feira.
Portanto, nesse primeiro boletim após a folia do carnaval, há um salto de novos contaminados que foge da média dos dados anotados em, pelo menos, quatro boletins anteriores, de 213 casos/dia.
Carnaval vilão
Mas, terá sido mesmo o carnaval o responsável por esse novo surto da covid?
Leia mais
Manaus: supermercados voltam a ser postos de vacinação da covid
Olho na tendência
É possível que não seja o carnaval o vilão único. Antes dos quatro dias de folia já era verificado crescimento de novas infecções. E olha que isso considera tão somente os números oficiais. Ou seja, o registro de quem procurou uma unidade da saúde para testar a doença.
Dessa forma, os números apresentados hoje podem ser apenas um ajuste a uma tendência que já vinha se revelando.
De 14 a 18 de fevereiro, por exemplo, é o período que mais chama atenção. Isso porque foi totalmente atípico em relação aos últimos meses e até mesmo comparado aos registros das duas primeiras semanas do mês.
Veja a comparação de dados


Leia mais
Covid: pesquisador aponta alta repentina de internação no Amazonas
Internações
Apesar desse aumento de casos de covid, o número de internações não acompanha a tendência.
Conforme a SES, se mantém abaixo de dez hospitalizações a cada 24 horas. Como nos últimos dois dias, com oito cada um.
Mortes pela covid
Em fevereiro, até esta quinta-feira, houve duas vítimas de morte por covid, conforme a SES. Elas são dos dias 19 e 20.
Como em janeiro não houve registro de morte pela doença, essas duas são, pois, as únicas do ano.
Dados gerais
Em toda a pandemia da covid-19, o Amazonas registrou 14.427 mortes, com 1,8 milhão de notificações e 629.188 confirmações de contaminados desde março de 2020.
Foto: Divulgação