Projeto no Senado pode afetar transporte de cargas no Amazonas

A proposta muda as regras de navegaĂ§Ă£o e encarece os custos com a obrigatoriedade de contrataĂ§Ă£o de profissional prĂ¡tico para as embarcações cargueiras

rios do Amazonas

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 13/04/2023 Ă s 12:33 | Atualizado em: 13/04/2023 Ă s 13:04

Um projeto de lei do senador Nelson Trad (PSD-MS) pode trazer prejuĂ­zo ao transporte de cargas pelos rios do Amazonas. Ele muda as regras de navegaĂ§Ă£o e encarece os custos com a obrigatoriedade de contrataĂ§Ă£o de profissional prĂ¡tico para as embarcações cargueiras.

Isso Ă© o que entende o Sindicato das Empresas de NavegaĂ§Ă£o Fluvial do Amazonas (Sindarma). Conforme o vice-presidente Madson NĂ³brega, essa medida aumenta os custos dos fretes em atĂ© 100%.

Em conformidade com o projeto, as empresas devem contratar o prĂ¡tico para embarcações a partir de 500 toneladas de arqueaĂ§Ă£o bruta (volume interno total de um navio). Dessa forma, a medida alcança praticamente todo o transporte de cargas no Amazonas. Por exemplo, o de combustĂ­veis, veĂ­culos, insumos e produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

NĂ³brega estimou o aumento de R$ 1 milhĂ£o no valor de cada frete. Conforme ele, as empresas empregam hoje profissionais habilitados e capacitados para navegar nos rios do Amazonas tanto no perĂ­odo de cheia quanto de vazante.

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Risco ao transporte

Como resultado, o sindicato avaliou que o projeto pode inviabilizar o transporte de cargas e, consequentemente, do abastecimento no interior do estado.

NĂ³brega afirmou que isso vai criar um efeito cascata no repasse do custo que vai parar no bolso do consumidor.

Ele alerta ainda que o transporte de passageiros tambĂ©m pode ser atingido pela mudança nas regras, jĂ¡ que a referĂªncia Ă© o peso final da embarcaĂ§Ă£o.

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Bancada acionada

De acordo com o dirigente sindical, a bancada parlamentar do Amazonas no Congresso vai ser procurada para interceder pelo transporte de cargas no estado.

A matĂ©ria estĂ¡ na Ă­ntegra no portal A CrĂ­tica.

Detalhes do projeto

O projeto de lei 877/2022 pretende regulamentar a atividade de praticagem no trĂ¡fego aquaviĂ¡rio. 
Praticagem Ă© o serviço de conduĂ§Ă£o de embarcações na atracaĂ§Ă£o e saĂ­da dos portos e na travessia de Ă¡reas com restrições Ă  navegaĂ§Ă£o ou sensĂ­veis para o meio ambiente.

O texto modifica a Lei 9.537, de 1997, para, conforme Trad, assegurar maior segurança jurĂ­dica e estabilidade regulatĂ³ria para a atividade do prĂ¡tico. Ele, um aquaviĂ¡rio nĂ£o-tripulante, Ă© o profissional que assessora o comandante do navio na execuĂ§Ă£o do trabalho de marinha, no interior de uma zona de praticagem.

O prĂ¡tico Ă© um profissional de alta capacitaĂ§Ă£o tĂ©cnica, com noĂ§Ă£o dos perigos e dificuldades da zona em que opera, atuando assim pela segurança da navegaĂ§Ă£o.

“Embora a Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 faça apenas menções pontuais ao referido serviço, compreendemos que o volume do trĂ¡fego marĂ­timo brasileiro e a necessidade de garantir a competitividade de nossos portos e a manutenĂ§Ă£o da segurança em nossas Ă¡guas demandam uma normatizaĂ§Ă£o mais clara e detalhada do serviço de praticagem”, disse Trad ao justificar o projeto.

Fonte: AgĂªncia Senado

Foto: reproduĂ§Ă£o/Sindarma