Projeto no Senado pode afetar transporte de cargas no Amazonas
A proposta muda as regras de navegaĂ§Ă£o e encarece os custos com a obrigatoriedade de contrataĂ§Ă£o de profissional prĂ¡tico para as embarcações cargueiras

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 13/04/2023 Ă s 12:33 | Atualizado em: 13/04/2023 Ă s 13:04
Um projeto de lei do senador Nelson Trad (PSD-MS) pode trazer prejuĂzo ao transporte de cargas pelos rios do Amazonas. Ele muda as regras de navegaĂ§Ă£o e encarece os custos com a obrigatoriedade de contrataĂ§Ă£o de profissional prĂ¡tico para as embarcações cargueiras.
Isso Ă© o que entende o Sindicato das Empresas de NavegaĂ§Ă£o Fluvial do Amazonas (Sindarma). Conforme o vice-presidente Madson NĂ³brega, essa medida aumenta os custos dos fretes em atĂ© 100%.
Em conformidade com o projeto, as empresas devem contratar o prĂ¡tico para embarcações a partir de 500 toneladas de arqueaĂ§Ă£o bruta (volume interno total de um navio). Dessa forma, a medida alcança praticamente todo o transporte de cargas no Amazonas. Por exemplo, o de combustĂveis, veĂculos, insumos e produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM).
NĂ³brega estimou o aumento de R$ 1 milhĂ£o no valor de cada frete. Conforme ele, as empresas empregam hoje profissionais habilitados e capacitados para navegar nos rios do Amazonas tanto no perĂodo de cheia quanto de vazante.
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Risco ao transporte
Como resultado, o sindicato avaliou que o projeto pode inviabilizar o transporte de cargas e, consequentemente, do abastecimento no interior do estado.
NĂ³brega afirmou que isso vai criar um efeito cascata no repasse do custo que vai parar no bolso do consumidor.
Ele alerta ainda que o transporte de passageiros tambĂ©m pode ser atingido pela mudança nas regras, jĂ¡ que a referĂªncia Ă© o peso final da embarcaĂ§Ă£o.
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Bancada acionada
De acordo com o dirigente sindical, a bancada parlamentar do Amazonas no Congresso vai ser procurada para interceder pelo transporte de cargas no estado.
A matĂ©ria estĂ¡ na Ăntegra no portal A CrĂtica.
Detalhes do projeto
O projeto de lei 877/2022 pretende regulamentar a atividade de praticagem no trĂ¡fego aquaviĂ¡rio.
Praticagem Ă© o serviço de conduĂ§Ă£o de embarcações na atracaĂ§Ă£o e saĂda dos portos e na travessia de Ă¡reas com restrições Ă navegaĂ§Ă£o ou sensĂveis para o meio ambiente.
O texto modifica a Lei 9.537, de 1997, para, conforme Trad, assegurar maior segurança jurĂdica e estabilidade regulatĂ³ria para a atividade do prĂ¡tico. Ele, um aquaviĂ¡rio nĂ£o-tripulante, Ă© o profissional que assessora o comandante do navio na execuĂ§Ă£o do trabalho de marinha, no interior de uma zona de praticagem.
O prĂ¡tico Ă© um profissional de alta capacitaĂ§Ă£o tĂ©cnica, com noĂ§Ă£o dos perigos e dificuldades da zona em que opera, atuando assim pela segurança da navegaĂ§Ă£o.
“Embora a Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 faça apenas menções pontuais ao referido serviço, compreendemos que o volume do trĂ¡fego marĂtimo brasileiro e a necessidade de garantir a competitividade de nossos portos e a manutenĂ§Ă£o da segurança em nossas Ă¡guas demandam uma normatizaĂ§Ă£o mais clara e detalhada do serviço de praticagem”, disse Trad ao justificar o projeto.
Fonte: AgĂªncia Senado
Foto: reproduĂ§Ă£o/Sindarma