ProduĂ§Ă£o de 60% do potĂ¡ssio do Amazonas jĂ¡ estĂ¡ vendida
Empresa exploradora fecha segundo contrato e diz que o terceiro jĂ¡ 'estĂ¡ na agulha'.

Publicado em: 25/08/2025 Ă s 20:25 | Atualizado em: 25/08/2025 Ă s 20:29
A Brazil Potash anunciou um contrato de dez anos com a Keytrade Fertilizantes Brasil, subsidiĂ¡ria da suĂça Keytrade AG. O acordo garante a venda de atĂ© 900 mil toneladas anuais de potĂ¡ssio do Projeto Autazes, no Amazonas, em modalidade take-or-pay.
Com o contrato jĂ¡ assinado com a Amaggi, a empresa afirma ter compradores para aproximadamente 60% da produĂ§Ă£o anual prevista, de 2,4 milhões de toneladas.
Os contratos de longo prazo sĂ£o fundamentais para viabilizar o financiamento do projeto, avaliado em US$ 2,5 bilhões, segundo a companhia.
As entregas devem começar junto Ă produĂ§Ă£o e crescer gradualmente atĂ© atingir a capacidade total durante a fase de ramp-up.
O modelo inclui taxa de comercializaĂ§Ă£o e participaĂ§Ă£o nos lucros, com base na localizaĂ§Ă£o do projeto e na qualidade do produto.
A Brazil Potash diz estar em fase avançada de negociaĂ§Ă£o com um terceiro comprador. Caso o contrato avance, 91% da produĂ§Ă£o ficarĂ¡ comprometida.
AlĂ©m dos acordos de venda, a empresa assinou memorando com a Fictor Energia para construir uma linha de transmissĂ£o renovĂ¡vel de US$ 200 milhões.
Saiba mais no Globo Rural.
Leia mais
Contra MPF, TRF-1 autoriza Amazonas a seguir com projeto potĂ¡ssioÂ
Foto: divulgaĂ§Ă£o