Presidente Figueiredo reabre o turismo a partir de 1º de junho

Atividade é a principal força da economia local. Retomada dos serviços essenciais no município obedecerá regras de prevenção ao coronavírus

Cachoeira Iracema

Israel Conte, da redação

Publicado em: 29/05/2020 às 12:55 | Atualizado em: 29/05/2020 às 13:00

O município de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus) reabre o turismo a partir de 1º de junho.

A atividade é a principal força da economia local e estava suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A data segue o calendário do Governo do Amazonas para retomada gradual dos serviços essenciais.

De acordo com o prefeito Romeiro Mendonça (Progressistas), a reabertura desta e de outras atividades seguirá regras recomendadas pelas autoridades de saúde.

“Será uma reabertura controlada, via projeto de lei, que seguirá todas as regras de prevenção ao coronavírus. Visa flexibilizar a retomada de algumas atividades em Presidente Figueiredo e a principal delas é o turismo”, informou Romeiro ao BNC Amazonas. 

Barreiras sanitárias

Além da retomada gradual das atividades, a população de Presidente Figueiredo já vive sob outras medidas de proteção e prevenção ao coronavírus adotadas pela prefeitura.

As barreiras sanitárias, por exemplo, instaladas nas duas entradas do município (Km 100 e Km 200, da BR-174) evitam que pessoas e veículos entrem na cidade sem antes passar por jatos de higienização.

O uso de máscaras é obrigatório e das 21h até 6h da manhã é decretado o toque de recolher.

Ainda conforme a prefeitura, ruas e calçadas passam por constante processos de desinfecção.

 

Testes crescem

De acordo com o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Presidente Figueiredo registra até 28 de maio, 365 casos e 15 mortes por coronavírus.

Conforme o prefeito Romeiro Mendonça, o número de casos confirmados cresceu porque mais testes estão sendo feitos.

“Os números cresceram porque estamos testando muito. Três mil já foram testados. E receberemos nos próximos dias mais 5 mil testes rápidos. Estamos, inclusive, indo na casa das pessoas do grupo de risco porque muitas têm medo de ir ao hospital e se contaminar”, disse o prefeito.

 

Paraíso

Presidente Figueiredo é mundialmente conhecida como a Terra das Cachoeiras.

São mais de 100 catalogadas de diversos tamanhos e formatos, além de corredeiras.

Pela proximidade com a capital Manaus, desponta como um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura da região.

 

Foto: Mala de Aventuras/Reprodução