Prefeitura de Coari inicia campanha de Combate ao Trabalho Infantil

A campanha deste ano traz como tema: ‘É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade’

Publicado em: 15/06/2020 às 07:00 | Atualizado em: 14/06/2020 às 20:06

Por determinação do Prefeito de Coari, Adail Filho, foi realizada na sexta-feira, (12), pelas ruas do Centro da cidade, uma panfletagem. Esta, portanto, alusiva ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil. A princípio, a Secretaria Municipal de Governo e Cidadania, por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social foi responsável pela ação.

A ação passou por feiras, mercados, portos e comércio em geral com o objetivo de orientar. E também esclarecer a população sobre os direitos das crianças e adolescentes. Assim como falou  da importância de erradicar todas as formas de trabalho infantil.

A Secretária de Desenvolvimento Social Margarida Rocha, explica que a atividade marca o início da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, no município. Sobretudo será promovida ao longo da próxima semana.

De acordo com Margarida, o foco é mostrar o quão é triste. Assim como degradante e penoso para as crianças e adolescentes o trabalho infantil. E também como isso prejudica o seu desenvolvimento.

“Estamos iniciando hoje um trabalho de esclarecimento para a população que precisa saber que as crianças tem direito a brincar, frequentar a escola, vivenciar sua infância. E o quanto isso é importante para o seu desenvolvimento”, disse.

A programação inclui diversas ações de conscientização. A princípio, são voltadas a pais e responsáveis por crianças e adolescentes. Além de educadores, dentre outros, para que entendam os malefícios do trabalho precoce.

“No interior do Estado, infelizmente, temos pais que tiram os filhos da escola para trabalhar na roça, por exemplo, com a desculpa de que trabalham desde cedo e não morreram. Mas quando questionamos sobre a vida deles vemos muitas vezes que são pessoas que não sabem ler, que não tem nenhuma qualidade de vida, proteção. Ou seja, o trabalho infantil não traz benefícios”, constata Margarida.

Tema da Campanha

A campanha deste ano traz como tema: ‘É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade’. E o lema: ‘Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil’.

Em Coari, a ação é realizada pelo poder público municipal em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Bem como do Conselho Municipal de Assistência Social. E também demais órgãos e entidades. Tais como Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia Especializada e Ministério Público. Além desses, as Organizações da Sociedade Civil, entre outros órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente integram a parceria.

Foto: Divulgação

 

 

 

Leia mais

Adail Filho aponta reflexos da crise do petróleo e da pandemia em Coari