Em Parintins, prefeitura assume compromissos para reforçar hospitais
O prefeito Bi Garcia assinou alguns compromissos junto às promotorias que atuam no município.

Da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 25/01/2021 às 06:53 | Atualizado em: 25/01/2021 às 06:55
Em Parintins, a prefeitura assume compromissos com o Ministério Público (MP-AM) para reforçar estrutura dos hospitais depois de mortes de pacientes no hospital Jofre Cohen, neste domingo (24). Com isso, o MP, irá apurar no que aconteceu realmente e as medidas que as autoridades de Parintins tomaram.
O MP reuniu com os gestores de saúde do município, incluindo o prefeito Bi Garcia para apurar causa da morte do paciente covid-19 Silvano Cidade Fonseca (41).
Dessa forma, o que for apurado será incluído nos autos do procedimento instaurado para apurar responsabilidades cíveis e criminais sobre as causas que levaram a esse óbito.
Bem como, as promotoras de Justiça Eliana Amaral e Marina Maciel, de Parintins, e a procuradora de Justiça Silvana Cabral, coordenadora do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à covid-19 do MP-AM, colheram informações para o procedimento que deverá apurar as mortes.
Além da morte de Silvano Fonseca, outro óbito de covid-19, provocado por suposta falta de oxigênio em Parintins, é de Darcy Brito de Souza (81), que também será investigada, morte ocorrida, também, neste domingo (24)
Leia mais
Mortes por covid recuam após atingir marca que provocou lockdown
Compromissos
Com isso, para prestar informações das providências que deverão ser tomadas, o prefeito de Parintins, com a ciência dos gestores das unidades e da secretaria municipal de saúde, assinou alguns compromissos junto às Promotorias. São eles:
1. Adquirir, pelo menos, 200 cilindros, em 48( quarenta e oito) horas, além de alugar usina para ampliar o abastecimento de oxigênio na cidade. O contrato de aluguel da usina deve ser encaminhado ao Ministério Público assim que for celebrado.
2. Transferir pacientes do Hospital Jofre Cohen para o Hospital Padre Colombo, no quantitativo de leitos abertos que esse detiver, com a atenção de fluxo de isolamento para os pacientes covid-19.
3. Intensificar o trabalho para transferir pacientes moderados para outro Estado, apresentando até o dia 24.01, lista dos que dão o consentimento e inserindo os pacientes no sistema de controle da SES/AM.
4. Intensificar o trabalho da atenção primária, apresentando medidas imediatas no prazo de 24 horas.
5. Adotar providências administrativas, junto à empresa Nitron, em razão da interrupção de abastecimento do oxigênio com a retirada do caminhão tanque do Hospital Jofre Cohen, para o Hospital Padre Colombo sem a autorização prévia da direção da primeira unidade.
6. Apresentar ao Ministério Público, em 24 horas, informações sobre as circunstâncias da morte dos pacientes Silvano Cidade Fonseca e Darcy Rito de Souza.
7. Revisar a rede de oxigênio do Hospital Jofre Cohen a fim de verificar vazamentos.
8. Comunicar, diariamente, ao Ministério Público o status de oxigênio da rede hospitalar, com o envio do relatório diário apresentado á SES/AM, informando a qualquer hora, todas as vezes que o abastecimento atingir níveis criticos, vem como as mortes decorrentes da falta de oxigênio.
9. Apresentar Relatório semanal, com a média de consumo diário de oxigênio, por paciente.
Foto: Reprodução