Prefeito no Amazonas é investigado por fornecer água vencida à população
De acordo com o inquérito, a atual gestão informou não possuir documentos sobre a aquisição nem registros de transição formal de governo
Publicado em: 20/10/2025 às 20:32 | Atualizado em: 20/10/2025 às 20:32
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou investigação para apurar possível desvio de recursos públicos na compra de garrafões de água mineral vencidos pela prefeitura de Barcelos, sob o comando de Edson Mendes, durante a estiagem de 2024.
O produto, armazenado na garagem municipal, seria distribuído a moradores de áreas ribeirinhas afetadas pela seca.
De acordo com o inquérito conduzido pela promotora Taize Moraes Siqueira, a atual gestão informou não possuir documentos sobre a aquisição nem registros de transição formal de governo.
Leia mais
Novo porto de Barcelos teve investimento de R$ 20 milhões
Desse modo, há indícios de falhas em licitações e de atos de improbidade na administração anterior, comandada por Mendes, que foi notificado, mas não apresentou justificativas.
Com isso, o MP determinou novo prazo de 10 dias úteis para que o ex-prefeito envie documentos e explicações sobre a compra e a falta de transição.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) também foi acionado a fornecer, em 15 dias úteis, relatórios de auditoria e prestações de contas referentes ao período de 2023 a 2025.
Com informações do MP-AM
Foto: reprodução/Facebook
