Prefeito diz que vacinaĂ§Ă£o segue lista do governo e nega privilĂ©gio a mĂ©dicas
De acordo com David Almeida, a vacinaĂ§Ă£o na capital vai seguir a prioridade de pessoas indicadas pelo Governo do Amazonas

Publicado em: 20/01/2021 Ă s 14:30 | Atualizado em: 20/01/2021 Ă s 14:59
Depois de dar explicações no programa da Rede Tiradentes, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), emitiu nota oficial sobre a vacinaĂ§Ă£o.
Entre outros pontos, ele diz que a vacina Coronavac serĂ¡ distribuĂda hoje (20) Ă rede de saĂºde do estado. A vacinaĂ§Ă£o, segundo Almeida, vai seguir a prioridade de pessoas indicadas pelo Governo do Amazonas.
Conforme o prefeito, Manaus foi contemplada com baixo nĂºmero de doses (apenas 40.072, que dĂ¡ para vacinar 20.036 mil pessoas), e por isso teve de refazer o plano de vacinaĂ§Ă£o que jĂ¡ estava pronto. Para os profissionais de saĂºde do municĂpio, Almeida reservou 12% dessas doses.
Sobre a polĂªmica que envolveu a vacinaĂ§Ă£o de duas mĂ©dicas da famĂlia Lins (que aluga prĂ©dio para UBS da prefeitura), o prefeito nega privilĂ©gio. E tambĂ©m qualquer irregularidade no ato.
Resumidamente, disse que elas foram vacinadas como profissionais contratadas pela prefeitura para atuar na linha de frente contra o coronavĂrus (covid-19).
Leia mais
Marcelo critica prefeito por nĂ£o ter iniciado vacina pelos hospitais em crise pela covid
Leia a nota de esclarecimento do prefeito:
VacinaĂ§Ă£o contra a Covid-19 em Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de SaĂºde (Semsa), iniciou na tarde desta terça-feira, 19/1, a vacinaĂ§Ă£o dos profissionais de saĂºde da rede pĂºblica da cidade. A equipe de imunizaĂ§Ă£o da Semsa iniciou os trabalhos pelas Unidades BĂ¡sicas de SaĂºde (UBSs), com atendimento exclusivo para casos suspeitos de Covid-19.
Com o baixo volume de doses de vacinas contra a Covid-19 repassado pelo governo do Estado Ă Prefeitura de Manaus – apenas 40.072 das 282 mil recebidas do MinistĂ©rio da SaĂºde, na Ăºltima segunda-feira, 18 -, o Executivo municipal precisou rever o plano de vacinaĂ§Ă£o.
Do total de doses recebido, a prefeitura reservou 12,2% delas para os profissionais da rede municipal, que estĂ£o atuando no enfrentamento Ă Covid-19.
Com o baixo volume de vacinas, a Semsa solicitou ao Estado a lista de prioridades das suas unidades de mĂ©dia e alta complexidades. No entanto, o documento final sĂ³ foi enviado por volta das 15h30.
Seguindo a programaĂ§Ă£o, com escolta, a equipe de imunizaĂ§Ă£o saiu, Ă s 14h, do complexo oeste da divisĂ£o do Programa Nacional ImunizaĂ§Ă£o municipal, no bairro da Paz, onde estĂ¡ localizada a rede de frio municipal, onde sĂ£o armazenadas todas as vacinas.
Com a lista de prioridades da rede de saĂºde do Estado, a Semsa começa nesta quarta-feira, 20, a vacinaĂ§Ă£o dos profissionais da saĂºde dos hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) escolhidos pelo governo.
Sobre o caso das mĂ©dicas Gabrielle Kirk Lins e Isabbele Kirk Lins, vacinadas neste primeiro dia de imunizaĂ§Ă£o, nĂ£o hĂ¡ nenhuma irregularidade, uma vez que se encontram nomeadas e atuando legitimamente no plantĂ£o da unidade de saĂºde, para a qual foram designadas, em razĂ£o da urgĂªncia e exceĂ§Ă£o sanitĂ¡rias, estabelecidas nos primeiros 15 dias da nova gestĂ£o.
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom