CombustĂveis: PetrobrĂ¡s reduz preço, Manaus nada muda
ApĂ³s anĂºncio de reduĂ§Ă£o pela Ream, postos de Manaus persistem com preços elevados em gasolina e diesel, desconsiderando valores estabelecidos pela refinaria.

Publicado em: 11/12/2023 Ă s 19:43 | Atualizado em: 12/12/2023 Ă s 15:32
Mesmo apĂ³s a Refinaria da AmazĂ´nia (Ream) anunciar uma reduĂ§Ă£o nos preços dos combustĂveis na Ăºltima sexta-feira (08/12), postos de Manaus continuam praticando valores elevados de gasolina e diesel.
Ream estabeleceu uma diminuiĂ§Ă£o mĂ©dia de 0,9% na gasolina, 3,4% no Diesel S10 e 3,47% no Diesel s500, mas a reduĂ§Ă£o nĂ£o foi repassada aos consumidores.
O portal Segundo a Segundo denunciou a persistĂªncia dos preços elevados na semana passada e, nesta segunda-feira (11/12), procurou o Procon Amazonas para esclarecimentos sobre as medidas tomadas pelo Ă³rgĂ£o de defesa do consumidor diante da situaĂ§Ă£o.
A assessoria do deputado MĂ¡rio CĂ©sar Filho, presidente da ComissĂ£o de Defesa do Consumidor, tambĂ©m foi questionada, mas atĂ© o momento nĂ£o houve resposta.
O Sindicato dos Revendedores de CombustĂveis do Amazonas (SindcombustĂveis) foi procurado pela reportagem, mas nĂ£o forneceu declarações sobre a persistĂªncia dos altos preços.
O Procon Amazonas, por sua vez, afirmou ter tomado conhecimento do anĂºncio de reduĂ§Ă£o pela Ream, agendada para o dia 15 de dezembro. Mas alega atĂ© o momento nĂ£o hĂ¡ evidĂªncias de alterações nos preços praticados nos postos.
A informaĂ§Ă£o fornecida pelo Procon diverge do que consta no site da Refinaria da AmazĂ´nia, onde os novos preços estariam vigentes desde a Ăºltima sexta-feira.
AlĂ©m da fiscalizaĂ§Ă£o nos preços dos combustĂveis, a reportagem questionou o Procon sobre a supervisĂ£o dos valores do gĂ¡s de cozinha, que tambĂ©m apresentaram reduĂ§Ă£o nas distribuidoras.
O Ă³rgĂ£o enviou nota
O Instituto de Defesa do Consumidor – Procon/AM – vem por meio desta nota informar que dando continuidade Ă s atividades de acampamento da comercializaĂ§Ă£o de combustĂveis, tomou ciĂªncia do anĂºncio de reduĂ§Ă£o de preços por parte da Refinaria da AmazĂ´nia – REAM.
A reduĂ§Ă£o foi anunciada para o dia 15 de dezembro e deve incidir sobre o preço de comercializaĂ§Ă£o entre a refinaria e distribuidoras, nĂ£o havendo ainda dados a respeito do preço a ser comercializado para com os postos e por conseguinte, nem o preço que serĂ¡ atribuĂdo ao produto para o consumidor final. AtĂ© o momento das Ăºltimas fiscalizações realizadas nĂ£o houve alteraĂ§Ă£o de preços.
O Procon assegura que estĂ¡ em constante monitoramento do tema e ressalta que qualquer prĂ¡tica que prejudique o consumidor final em detrimento das normas consumeristas Ă© passĂvel da adoĂ§Ă£o de medidas por parte deste Ă³rgĂ£o de defesa do consumidor.
Reiteramos nosso compromisso em assegurar a transparĂªncia e a justiça nas relações de consumo, investigando de maneira rigorosa qualquer irregularidade que possa impactar os direitos dos consumidores.
O Instituto de Defesa do Consumidor – Procon/AM permanece Ă disposiĂ§Ă£o para receber denĂºncias e oferecer informações complementares por meio de nossos canais oficiais de atendimento.
Leia mais no Segundo a Segundo
Foto: DivulgaĂ§Ă£o