Porto de Chancay: Amazonas e Peru discutem integração em Brasília
Secretário Serafim Corrêa disse que novas conversas serão em Manaus, antes da inauguração do porto chinês.

Da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 01/08/2024 às 11:46 | Atualizado em: 01/08/2024 às 11:46
O Governo do Amazonas e o Governo do Peru, por meio de sua embaixada em Brasília, discutiram neste dia 1⁰ de agosto a integração e relações comerciais no porto de Chancay, previsto para ser inaugurado neste novembro.
Dessa forma, o Amazonas foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, no encontro com o embaixador peruano Rómulo Acurio.
Assim, a pauta principal foi o papel estratégico do porto construído pela China que dá acesso do Brasil ao oceano Pacífico.
Conforme Corrêa, o novo porto tem o potencial de gerar significativos ganhos para as exportações do polo industrial da ZFM (Zona Franca de Manaus), oferecendo uma alternativa para o comércio entre a América do Sul e a China.
“O porto de Chancay vai ser muito importante não apenas para o Peru, mas para toda a América do Sul. Nós queremos integrar a Zona Franca de Manaus nesse projeto, como uma extensão da proposta inicial do porto de Chancay”.
Conforme Acurio, a colaboração é um passo significativo para a cooperação e desenvolvimento econômico de Peru e Brasil.
“Tivemos uma conversa muito produtiva acerca do potencial comercial fluvial e comercial do Peru, e a costa do Pacífico, em particular o novo porto de Chancay, e Manaus, a zona franca e a região do Amazonas”.
Leia mais
‘Rota Amazônica’ une Brasil e vizinhos a quatro portos do Pacífico
Simone Tebet fala da importância para ZFM da rota Manaus-Chancay
Porto de Tabatinga será entrada da rota Chancay-Manaus
Empresários nos debates
De acordo com Corrêa, os próximos diálogos serão em Manaus, permitindo que o empresariado local se integre às discussões.
*Com informações da Secom.
Foto: Anderson Sales/Secom