Por 2 mil empregos, 66 empresas da ZFM ganham isenção fiscal do governo

Para usufruírem dos incentivos, que variam de 55% a 100% do ICMS, as empresas beneficiárias deverão investir R$ 2 bilhões, aproximadamente, no estado

Publicado em: 20/02/2023 às 19:30 | Atualizado em: 20/02/2023 às 19:36

O governador Wilson Lima (União) assinou os decretos para a concessão de incentivos fiscais para 66 empresas do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Com isso, o Governo do Amazonas amplia o fomento ao segmento industrial da ZFM. Com a medida, a expectativa é gerar, aproximadamente, 2 mil novos postos de trabalho e novos investimentos no setor.

Para usufruírem dos incentivos fiscais, que variam de 55% a 100% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), as empresas beneficiárias deverão investir R$ 2 bilhões, aproximadamente, no estado do Amazonas.

Entre as empresas beneficiadas pelos decretos estão, por exemplo, os segmentos de termoplásticos (que representam a maioria), informática, componentes eletrônicos, componentes metálicos, componentes de embalagens, alimentação, eletroeletrônicos e diversos.

Leia mais

AM e SP voltam a duelar pela ZFM no grupo da reforma tributária

Alcance

Wilson Lima destacou que o Estado tem mantido o diálogo com os diversos poderes a fim de garantir a competitividade e, principalmente, os empregos dos amazonenses.

Ao todo, o polo industrial de Manaus possui aproximadamente 500 indústrias de alta tecnologia e alcançou, em outubro de 2022, 114 mil empregos diretos e mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos eletroeletrônico, bens de informática e duas rodas.

Leia mais em Segundo a Segundo.

Foto: Diego Peres/Secom