População indígena vacinada no AM ultrapassa os 60%, diz órgão do governo

Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena, 61.864 (66%), dos indígenas do estado receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 31/03/2021 às 19:50 | Atualizado em: 31/03/2021 às 19:50

Dois dias após o pedido da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) para que as autoridades de saúde do governo federal e do estado do Amazonas priorizem a vacinação em massa de 90% da população de São Gabriel da Cachoeira, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) se manifestou.

De acordo com o órgão do governo, no estado do Amazonas, foram distribuídas 105.128 doses de vacina contra a covid-19, reunindo as duas etapas da imunização contra o coronavírus,

Na população de 93.401 indígenas amazonenses – com 18 anos ou mais, inscrita no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), 66% receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. A segunda dose chegou a 46% dos indígenas.

Vacinação no Rio Negro

Pelos dados da Sesai, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Rio Negro, onde fica localizado o município de São Gabriel da Cachoeira, de uma população de 17.182 indígenas, já receberam a primeira dose da vacina 9.316 pessoas, o que representa 54% da população.

A Foirn informa que até o presente momento o município recebeu somente 6.125 doses da vacina, sendo que apenas 3.494 doses foram aplicadas até o de 25 de março.

Segundo as projeções dos órgãos locais, a população de São Gabriel da Cachoeira (zona urbana) é cerca de 26 mil pessoas, estimando-se a população acima de 18 anos em 18 mil pessoas.

Leia mais

Pedido em análise

Se o pedido da Federação dos Povos Indígenas do Rio Negro for atendido – vacinação em 90% da população – o Ministério da Saúde deverá vacinar em torno de 9 mil indígenas em São Gabriel da Cachoeiria.

“O Ministério da Saúde informa que o ofício da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) será encaminhado para análise do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A pasta segue trabalhando e enfrentando as dificuldades de acesso e locomoção para completar a vacinação da população indígena”, disse a nota da Sesai.

A Secretaria ressaltou que, no grupo prioritário definido pelo PNI, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19, além de especificidades da ADPF 709 – decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a prioridade na vacinação – dos 410 mil indígenas com mais de 18 anos, em todo o país, até agora, 72% da população foi vacinada com a primeira dose e 52% com a segunda dose.

Veja a seguir, como está a vacinação da população indígena do Amazonas nos sete Distritos Sanitários Especiais de Saúde (DSei):

Arte: Alex Fideles/BNC Amazonas

Foto: Divulgação