Pontual não vê “manipulação de dados” em pesquisa com “erros graves”

Em Manaus, TRE define juiz responsável pelas Eleições municipais de 2024

Publicado em: 28/09/2018 às 14:29 | Atualizado em: 28/09/2018 às 14:29

O proprietário do site e empresa de pesquisa eleitoral Pontual, Eric Barbosa, pediu ao BNC Amazonas o direito de se manifestar sobre matéria publicada em 29 de agosto deste ano, em que é noticiado que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) impediu a divulgação de pesquisa por conter  irregularidades tais como plano amostral incompleto, ausência de indicação da fonte pública dos dados e perguntas aos entrevistados de assuntos que nada têm a ver com as eleições.

O juiz auxiliar do TRE-AM Victor André Gomes concordou com os argumentos levantados pela coligação “Amazonas com segurança”, escrevendo em sua decisão que “tais erros, se comprovados, são graves o suficiente para comprometer a pesquisa como um todo”.

E por esse motivo, determinou que a pesquisa da Pontual tivesse sua divulgação suspensa com urgência. A decisão do juiz é do dia 28 de agosto, publicada no mural do TRE no dia seguinte.

Barbosa contesta o uso da expressão “manipulação de dados” usada pelo site para sintetizar as irregularidades detectadas na pesquisa que a empresa Pontual realizou. O uso das informações colhidas com os defeitos apontados, contudo, daria forma a um estudo eleitoral em que os dados não seriam expressão da verdade, manipulados que foram por “erros graves”, como afirmou a Justiça Eleitoral.

Publicamos abaixo a nota pedida pela empresa Pontual:

 

 

Leia mais

TRE suspende pesquisa da Action por ausência de discos

 

Foto: BNC Amazonas (arquivo)