PM Ambiental faz maior apreensĂ£o de madeira dos Ăºltimos anos no AM
Segundo disseram os policiais, durante patrulhamento fluvial receberam denĂºncia de moradores locais de que madeira estava sendo extraĂda ilegalmente na regiĂ£o

Publicado em: 16/07/2020 Ă s 21:31 | Atualizado em: 16/07/2020 Ă s 21:31
Policiais militares dos comandos de Policiamento Ambiental e com CĂ£es apreenderam 900 toras de madeira transportada em jangada por embarcaĂ§Ă£o de grande porte no Amazonas.
De acordo com a polĂcia, a ocorrĂªncia foi no rio Manacapuru, prĂ³ximo Ă comunidade Santo AntĂ´nio, no municĂpio de Manacapuru, a 70 quilĂ´metros de Manaus.
Essa apreensĂ£o, conforme a divulgaĂ§Ă£o, Ă© a maior dos Ăºltimos quatro anos em aĂ§Ă£o contra crimes ambientais. AlĂ©m da madeira ilegal, trĂªs suspeitos foram presos e uma serraria que atuava em situaĂ§Ă£o irregular foi interditada.
Segundo disseram os policiais, durante patrulhamento fluvial receberam denĂºncia de moradores locais de que madeira estava sendo extraĂda ilegalmente na regiĂ£o.
Entre as espĂ©cies, sumaĂºma, cedro, mogno, itaubarana e assacu, oriundas das reservas de desenvolvimento sustentĂ¡vel do Piranha e Piagaçu Purus.
As toras apreendidas medem de 10 a 17 metros de comprimento, disseram os agentes. AlĂ©m das toras, tambĂ©m foram apreendidos 50 metros cĂºbicos de madeira cedro e mogno jĂ¡ beneficiados. Esta carga estava no interior da embarcaĂ§Ă£o.
O responsĂ¡vel pelo material nĂ£o possuĂa documento de origem florestal (DOF). Este, portanto, Ă© obrigatĂ³rio para o controle e transporte de produtos e subprodutos de origem nativa.
Por isso, Ă³rgĂ£os de proteĂ§Ă£o ambiental municipal e estadual foram acionados para as devidas providĂªncias.
Conforme a polĂcia, a operaĂ§Ă£o usou 20 policiais para percorrer mais de 400 quilĂ´metros e chegar Ă carga criminosa.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Secom