PF faz operação contra fraude de crédito rural da Caixa em RR

Operação PF descobre o que muitos imaginavam: os robôs bolsonaristas

Publicado em: 17/12/2019 às 11:58 | Atualizado em: 17/12/2019 às 11:59

A Polícia Federal (PF) em Roraima (RR) deflagrou nesta terça-feira , dia 17, a terceira fase da operação Assucena contra um esquema de fraude em concessão de crédito rural da Caixa Econômica Federal que teria desviado cerca de R$ 6 milhões. As informações são do G1.

De acordo com a PF, além dos fraudadores, o esquema tinha participação de empresários, servidores da Caixa e laranjas que eram usados para obter altos empréstimos como se fossem grandes empresários do agronegócio.

“Na relação de laranjas constam parentes dos fraudadores, como pai, mãe, esposa, companheira, filhos e terceiras pessoas que não tinham qualquer relação com produção agrícola ou propriedades rurais”, detalhou a PF.

O G1 destaca que a polícia encontrou entre os laranjas um beneficiário do bolsa família que recebeu R$ 200 mil em empréstimos.

“O esquema só seria possível com o auxílio de alguns servidores da Caixa, os quais indicariam aos outros suspeitos um projetista, que consolidaria os projetos utilizando os dados dos laranjas, das empresas de fachada e de garantias inexistentes”, afirmou a polícia.

Ainda conforme a PF, após a concessão dos empréstimos, os valores eram destinados a empresas envolvidas no esquema como forma de lavagem de dinheiro.

 

Leia mais

PF desarticula quadrilha que vendia armas para garimpeiros no AM

 

 

 

 

Foto: Divulgação/PF