Segunda pesquisa em Coari aponta prefeito com folga à reeleição

Publicado em: 23/04/2019 às 08:45 | Atualizado em: 23/04/2019 às 08:45

O prefeito Adail Pinheiro Filho (PP) puxa a corrida pela disputa do cargo nas eleições municipais de 2020, de acordo com pesquisa feita pela empresa Instituto Pontual no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) de 10 a 15 deste mês.

A um ano e meio para o pleito, Adail Filho tem 38,9% da preferência de 504 eleitores entrevistados pela empresa, impondo uma diferença de 29,4% para o segundo colocado no estudo estimulado (nomes são apresentados ao entrevistado), o ex-prefeito Arnaldo Mituoso, que tem apenas 9,5%.

Nos votos válidos, a liderança de Adail Filho na pesquisa ganha maior destaque. Ele teria 55,3%, contra 13,5% do seu maior oponente por ora, Mituoso, com 13,5%.

Foram apresentados também como opções ao eleitor consultado os nomes que se lançam no município como pré-candidatos, que são Robson Tiradentes Júnior, Bat, Gilberto de Deus, Iran Medeiros, Messias do Lojão, Magalhães e Orlando.

Messias do Lojão apareceu em terceiro na pesquisa com 5,6% da pesquisa prévia, que admite margem de erro de 4,3% em seus dados e grau de confiabilidade de 95%, que significa que realizada cem vezes, em 95 o resultado seria esse, segundo a empresa.

Em quarto lugar estão empatados Orlando e Iran Medeiros, com 4%. Robson Tiradentes Júnior tem 3,6% e Magalhães, 3,1%. Bat e Gilberto de Deus ficaram com 1,2% e 0,4%, respectivamente.

 

Leia mais

Pesquisa encontra empate técnico na prévia à prefeitura de Coari

 

Reprodução/Pontual

 

Indecisão e rejeição

O número dos que se declararam indecisos ou que ainda não sabem qual seu candidato é 6,7%. Quanto aos que disseram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos apresentados na pesquisa, o índice é de 23%.

Na apuração dos votos válidos, a empresa descarta a opção do eleitor que não escolheu nenhum dos pré-candidatos e dos indecisos.

 

Foto: Reprodução/Pontual