Parintins inaugura escola na serra mais visitada do Amazonas
A Serra de Parintins, parada obrigatória do turistas que visitam o Amazonas na temporada de cruzeiros, ganhou escola moderna

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/01/2024 às 06:53 | Atualizado em: 27/01/2024 às 06:53
O lugar que mais atrai turistas estrangeiros no Amazonas, em Parintins, ganhou ontem uma moderna escola. Ela também vai servir para a qualificação de mão de obra para o turismo na região.
A escola, de ensino fundamental, foi erguida no sopé da Serra de Parintins, local que se tornou desembarque obrigatório na temporada de cruzeiros no Amazonas, de novembro a maio.
A serra, descoberta como ponto turístico na década de 1980, enche os olhos do turismo. Dali se contempla a paisagem amazônia. Lá também se encontra a herança indígena, pois são fartos e diversos os achados arqueológicos no local.
A escola, entregue pelo prefeito do município, Bi Garcia (União), vai se chamar Escola Municipal São Francisco. Ela fica localizada na comunidade São Paulo da Valéria. Trata-se da terceira escola construída em alvenaria entregue na zona rural pela prefeitura.
A obra possui uma sala de aula, área administrativa, cozinha, banheiros e área de convivência. Toda a estrutura foi construída um metro acima do nível da maior enchente já registrada no rio Amazonas, em 2021.
A entrega da escola da comunidade São Paulo foi prestigiada por moradores de outras comunidades da região da serra.
Além deles, estiveram também o presidente da Câmara, Alex Garcia, os vereadores Mateus Assayag, Vanessa Gonçalves, Babá Tupinambá, Naldo Lima e Tião Teixeira (licenciado), e secretários municipais.


Oportunidade no turismo
Para o prefeito Bi Garcia, a nova escola da Valéria será um instrumento de oportunidades, principalmente para os moradores que trabalham com o turismo na temporada de cruzeiros.
“Essa escola será usada aos fins de semana para a qualificação profissional, principalmente no que se refere à língua inglesa. Os moradores da Serra da Valéria recebem, em média, 10 navios por ano, principalmente estrangeiros e que falam inglês. Será uma casa, um instrumento para melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que moram nessa região”, salientou Bi Garcia.
Ana Clara da Silva, moradora da comunidade de São Paulo, destacou a realização de um sonho com a entrega da nova escola.
De acordo com ela, a obra era anseio dos moradores da comunidade e da região. “A gente tinha um sonho na nossa comunidade de ter essa escola, linda, que a gente sempre sonhou. Nossa escola já estava muito antiga. Sempre o nosso sonho era ter essa escola nova, toda climatizada. Os alunos se sentiram muito felizes e satisfeitos”, enalteceu.
Investimentos
Diante disso, após a entrega da escola São Francisco, a Prefeitura de Parintins irá trabalhar na construção de um museu na comunidade São Paulo. Também prevê a construção de um novo sistema de abastecimento de água através do programa Água no Jirau. Além disso, a construção da escola na comunidade Bete Semes. Todos os investimentos foram anunciados pelo prefeito Bi Garcia.
Fotos: Pitter Freitas e Yuri Pinheiro (aéreas)/ Secom Parintins