Para professores, reitor da UEA fez declaração irresponsável

Publicado em: 08/07/2017 às 14:39 | Atualizado em: 08/07/2017 às 16:05

O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) reagiu ao posicionamento do reitor Cleinaldo Costa sobre o estado caótico da instituição, que estaria correndo risco “gravíssimo” de ter suas portas fechadas por causa do “sucateamento” a que está sendo submetida no atual governo, dos últimos dois anos.

A entidade dos professores disse estranhar o “repentino posicionamento” do reitor, que sempre virou as costas para as reivindicações da categoria.

Acusam Cleinaldo de má gestão, que estaria tentando mascarar com a declaração que fez nesta sexta, dia 7, durante audiência nacional sobre educação no país.

Para o sindicato, a fala do reitor não poderia ter sido feita em evento público externo, sem que órgãos da UEA tenham sido comunicados de que faria tal declaração.

O sindicato admite que a UEA está em processo de sucateamento nos últimos dois anos, corroborando o que disse o reitor. Porém, faz ressalva de que alertou sobre essa situação.

Segundo os professores, a categoria não vai deixar que o caos se instale na UEA. No próximo dia 13, uma quinta-feira, vão fazer assembleia geral para lançar uma carta em defesa da universidade estadual.

Confira a nota do sindicato, ipsis litteris:

Má Gestão leva UEA ao caos

Diante da declaração irresponsável do Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre a possibilidade de fechamento da UEA ao final de 2017, em decorrência de insuficiência nos repasses financeiros, o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (SIND-UEA) vem a público manifestar que:

1) Estranha o repentino posicionamento crítico em relação aos cortes na UEA, pois o gestor da UEA sempre sentou do outro lado da mesa quando o SIND-UEA buscou o governo para reivindicar direitos dos docentes e melhores condições para a UEA;

2) Considera que a redução do financiamento para a UEA não pode ser usada para mascarar a má gestão da instituição;

3) Repudia o fato de que tal declaração seja realizada em evento para o público externo à instituição e que as intâncias internas da Universidade (Câmaras de Assessoramento, Conselho Universitário, Conselho Curador) e as instituições representativas de Professores, Alunos e Técnicos Administrativos não tenham sido formalmente comunicadas sobre o tema;

4) Rememora que nos útimos dois anos houve conivência da reitoria com as políticas de corte orçamentário do governo que extinguiram a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, retiraram recursos da FAPEAM, deixaram a UEA na penúria e atrelaram a UEA diretamente ao gabinete do governador;

5) Recorda que desde 2015 o SIND-UEA alerta sobre o processo de sucatemento da UEA, protestando contra a redução do financiamento da UEA, apontando a necessidade de reverter as condições precárias dos prédios na capital e interior, o não pagamento do aumento de janeiro de 2017 (Lei nº 4060/2014), díssidos atrasados (2015, 2016 e 2017), cortes de benefícios e estagnação da promoção na carreira. Sempre dizendo “NÃO à tesoura”;

Não podemos deixar que a situação de caos se instale na UEA. O SIND-UEA está preparado para essa luta!

Convocamos todos os docentes da UEA para Assembleia Geral Extraordinária na quinta-feira, 13/07, às 15h, no Auditório Anexo da Escola Normal Superior, ocasião em que lançaremos carta em defesa da UEA.

Manaus, 08 de julho de 2017

DIRETORIA DO SIND-UEA

 

Leia mais

http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/uea-pode-fechar-portas-ate-final-ano-diz-reitor/

Foto: Reprodução/Sind-UEA