Orquestra de Violões recebe Marco Pereira, na quinta-feira, no TA

Marco é considerado um dos músicos mais completos da atualidade em todo o Mundo. Concerto faz parte da Programação do 1º Encontro de Violões do AM

Marco Pereira toca com a Orquestra de Violões do AM no dia 1º/9

Publicado em: 30/08/2022 às 08:38 | Atualizado em: 31/08/2022 às 14:48

Amantes da música instrumental brasileira têm encontro imperdível nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, no Teatro Amazonas, a partir das 20h. É quando a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) fará um concerto inédito com o violonista Marco Pereira, considerado um dos músicos mais completos do cenário internacional da atualidade.

O espetáculo será o encerramento do I Encontro de Violões do Amazonas que começou na última sexta-feira (24) e continua hoje e amanhã, dias 30 e 31 de agosto, com uma masterclass do Marco Pereira e o segundo dia da Competição de Violões, pela parte da manhã. Ainda na quarta-feira, à noite, tem apresentação da Ovam no Largo de São Sebastião.

O concerto show de Marco Pereira com a Ovam terá entrada gratuita, bastando que as pessoas interessadas compareçam com antecedência ao Teatro Amazonas.

Confira a Programação do Encontro

Dia 30/8, terça-feira

09 às 11h – Palácio da Justiça (centro) – Masterclass com Marco Pereira

14 às 17h – Palácio de Justiça – 2ª eliminatória da competição de violão

Dia 31/8 – quarta-feira

17h às 19h – Largo de São Sebastião – Encontro com apresentações com OVAM e convidados

Sobre o convidado

Marco Pereira é um dos desbravadores no trabalho de criar música sem fronteira entre violão popular e clássico no Brasil. Atua como compositor, arranjador, solista, professor, produtor e editor de livros e partituras.

Como compositor para violão solo, tem peças tocadas por grandes intérpretes internacionais de violão, sobretudo devido a temas como Bate Coxa, Num Pagode em Planaltina, Flor das Águas, O Choro de Juliana, Seu Tonico na Ladeira, entre outras. Como autor de concertos para violão e orquestra, escreveu Lendas Amazônicas – Fantasia concertante para dois violões e orquestra, em cinco movimentos. Em 2017 fez a première do seu Concerto Calunga, para violão e orquestra” na Rússia, tendo como solista Eduardo Isaac.

Como solista, Marco mantém intensa atividade, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta regularmente, além dos palcos do Brasil.

Como músico arranjador e acompanhador, gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.

Recebeu o prêmio Sharp (atual “Prêmio da Música Brasileira”) em dois anos consecutivos: Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa – 1993 e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental do ano pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos – 1994.

Discografia

Estreou em disco pelo selo Som da Gente (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo (1985) e Círculo das Cordas (1987), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988. Em 1995, lançou três CDs: Dança dos Quatro Ventos (GHA), Elegia (Channel Classics) e Brasil Musical (Tom Brasil). Gravou em 1999 o elogiadíssimo CD de violão solo, Valsas Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Seus outros CDs são: Luz das Cordas (com o bandolinista Hamilton de Holanda), Afinidade (com o gaitista Gabriel Grossi), Camerístico (com orquestra) Original (CD autoral com suas composições para violão solo, GSP), O samba da minha terra (com composições próprias e novas leituras de clássicos da música brasileira),  “Stella del Matino” (EGEA – Perugia –Itália), “Essence” (Kind of Blue – Lugano – Suiça), Comum de Dois (com o acordeonista Toninho Ferragutti – Borandá, São Paulo), “Dois Destinos” (sobre a obra de Dilermando Reis) e Xodós (com Paulo Bellinati)

No campo pedagógico, Marco Pereira é professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos anos 1980, ele criou na UnB (Universidade de Brasília), os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional.

Livros e Métodos

E tem lançado com regularidade alguns trabalhos didáticos de grande relevância para a literatura violonística brasileira: dois álbuns de partituras com arranjos e composições gravados nos CDs Valsas Brasileiras e Cristal, um livro com CD encartado sobre as expressões rítmicas de todo o Brasil chamando Ritmos Brasileiros, um método para violão de sete cordas, em parceria com Rogério Caetano, abordando de maneira direta e objetiva todo o universo do samba e do choro (Sete Cordas, técnica e estilo) e um compêndio de Harmonia, em três volumes, que traduz 25 anos de atividades didáticas ensinando essa matéria (“Cadernos de Harmonia”). Todos esses livros vêm acompanhados de CDs de áudio com uma série de exemplos musicais gravados pelo próprio autor. Marco Pereira é natural de São Paulo, onde estudou violão com Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. Defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne o que resultou no seu livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão. Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).

Leia Mais