Nulos e indecisos superam Amazonino e David e José Ricardo juntos

Nulos

Publicado em: 10/12/2019 às 08:39 | Atualizado em: 10/12/2019 às 08:45

Uma empresa de pesquisa, o Instituto Pontual, divulgou nesta terça, dia 10, um estudo sobre em quem 1.200 eleitores de Manaus votariam para prefeito em 2020. A resposta foi que 25,7% anulariam seu voto ou ainda não sabem em quem votarão. Esse universo é maior do que a preferência pelos ex-governadores Amazonino Mendes (sem partido), com 22,5%, e David Almeida (Avante), com 14,5%, e pelo deputado federal José Ricardo (PT), com 9,8%.

Para chegar a esses números, a pesquisa apresentou uma lista de 15 nomes para que o eleitor apontasse sua intenção de voto.

O deputado federal Alberto Neto (Republicanos) figurou em quarto lugar, com 7,1%. Depois vem o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM), com 4,1%, e o ex-deputado estadual Luiz Castro, 3%.

Seguem, abaixo de 3%, Conceição Sampaio (PSDB), Chico Preto (DC), Alfredo Nascimento (PL), Carlos Almeida Filho (PRTB), Bosco Saraiva (SD) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), Sidney Leite (PSD), Alfredo Menezes Júnior (PSL) e Romero Reis (Novo).

 

Leia mais

Prefeitura 2020: David estaciona, Ricardo sobe e Alfredo aparece

 

Os excluídos

Nomes como os do senador Eduardo Braga (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto (PSD), do deputado federal Marcelo Ramos (PL), dos deputados estaduais Joana D’Arc (PL), Wilker Barreto (Podemos) e Serafim Corrêa (PSB), e outras figuras que também despontam como prefeituráveis, não foram considerados pela empresa para mensuração dos resultados.

Segundo a pesquisa, realizada de 29 de novembro a 5 de dezembro, a margem de erro para seus números é de 2,8% para baixo ou para cima.

 

O novo e o velho

De acordo com a pesquisa, 51% preferem um prefeito com experiência, da chamada “velha política”. A opção pelo “novo”, geralmente um nome de fora do meio político, é de 29,4%.

 

Leia mais

Aprovado por 77,6%, Adail Filho lidera em Coari, diz Pontual

 

Nem pensar

“Em quem você não votaria?” foi a pergunta ao eleitor, diante do disco de 15 nomes. A ex-senadora comunista Vanessa Grazziotin foi primeira, com 17,9%.

Vêm em seguida Amazonino e o ex-senador Alfredo Nascimento (PL), ambos acima de 10%.

Sidney Leite tem o menor índice de rejeição, com 0,2%.

Contudo, a rejeição a todos os nomes ficou com o índice mais alto: 19,6%.

 

Foto: Reprodução/WordPress