MunicĂpios do Amazonas jĂ¡ recebem Coronavac para iniciar vacinaĂ§Ă£o
O Governo do Amazonas iniciou nas primeiras horas desta terça (19) a distribuiĂ§Ă£o de doses da vacina para o interior do estado

Publicado em: 19/01/2021 Ă s 09:49 | Atualizado em: 20/01/2021 Ă s 08:48
O Governo do Amazonas iniciou na manhĂ£ desta terça-feira (19) a distribuiĂ§Ă£o de doses da vacina Coronavac para os municĂpios do interior do estado.
A Secretaria de SaĂºde (SES-AM) nĂ£o divulgou, contudo, qual a quantidade destinada a cada um.
Os trĂªs voos com as vacinas partiram para Carauari, Itamarati, Envira, Ipixuna, GuajarĂ¡, LĂ¡brea, Boca do Acre, EirunepĂ©, Fonte Boa, JutaĂ, Tonantins e Santo AntĂ´nio do iĂ§Ă¡.
Dessa maneira, o governador Wilson Lima (PSC) começa a abastecer o interior com divisĂ£o das 306 mil doses recebidas na segunda-feira (18) do governo federal e da doaĂ§Ă£o (50 mil) feita pelo governador de SĂ£o Paulo, JoĂ£o DĂ³ria.Â
Leia mais
Taxa de ocupaĂ§Ă£o em UTI no AM supera 98%, mas Ă³bitos e internações caem
Conforme o governo, as doses sĂ£o para os grupos prioritĂ¡rios: trabalhadores de saĂºde, idosos de 75 anos em diante; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanĂªncia; e populaĂ§Ă£o indĂgena.
IndĂgenas
O Distrito SanitĂ¡rio Especial IndĂgena (Dsei) de Manaus, vinculado Ă Secretaria Especial de SaĂºde IndĂgena (Sesai), do MinistĂ©rio da SaĂºde, distribuirĂ¡ a vacina para 265 aldeias.
SerĂ£o vacinados nesta fase 15.300 indĂgenas, em 16 municĂpios, a metade da populaĂ§Ă£o no Amazonas.
De acordo com o Dsei, 100% dos indĂgenas acima de 18 anos serĂ£o vacinados.
Da sede do municĂpio, a vacina vai chegar Ă s comunidades rurais por meio de barcos e lanchas rĂ¡pidas, as chamadas “voadeiras” e atĂ© mesmo aviões de pequeno porte.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Secom