Municípios do Amazonas recebem usinas de oxigênio medicinal

Além disso, a maternidade Ana Braga recebeu a instalação de usina de oxigênio, doada pelo Fundo de População das Nações Unidas

Municípios do Amazonas receberão usinas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/04/2021 às 06:56 | Atualizado em: 29/04/2021 às 07:00

Os municípios de Iranduba e Novo Airão receberão duas usinas geradoras de oxigênio medicinal, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM).

Dessa forma, a OZN Health doou os equipamentos, responsável pela gestão dos serviços não assistenciais do Hospital Delphina Aziz.

Como resultado, cada usina produz até 18 metros cúbicos por hora. E, a SEAS enviará para instalação no Hospital Regional Hilda Freire, em Iranduba, e na Unidade Hospitalar de Novo Airão.

Por isso, a secretária executiva adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior da SES-AM, Rita Almeida, ressaltou que a instalação de usinas facilita a logística de abastecimento do insumo no interior do estado.

“A covid diminuiu nesse último mês, mas o oxigênio medicinal é altamente utilizado nas unidades hospitalares e esses municípios dependiam do transporte rotineiro de cilindros de oxigênio”, afirmou a secretária.

Leia mais

MPF/AM cobra reformulação do contrato de gestão do Delphina Aziz

Usinas na capital

Além disso, dos municípios que receberão as usinas de oxigênio, a maternidade Ana Braga recebeu a instalação de usina de oxigênio, doada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Então, em solenidade, a UNFPA entregará ao Governo do Estado, nesta sexta-feira (30).

Desse modo, o equipamento tem capacidade de geração de até 36 mil metros cúbicos de oxigênio por hora.

Portanto, o Plano de Contingência Estadual para enfrentamento da pandemia da covid-19, tem como meta de somar 75 unidades em operação. Dessas, 29 delas adquiridas pelo Governo do Amazonas.

Elas tem a capacidade de produção total por dia de até 36 mil metros cúbicos de O2.

Foto: Divulgação / Secom