MP-AM e Adaf fecham abatedouro que põe saúde em risco em Barreirinha
Más condições de higiene e foram constatados por fiscalização.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/02/2024 às 10:42 | Atualizado em: 27/02/2024 às 10:42
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Barreirinha, e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) interditaram abatedouro clandestino de animais no município de Barreirinha. Foi neste dia 21.
Em inspeção, os órgãos detectaram graves falhas no matadouro municipal de Barreirinha.
A ação, motivada por denúncias de furto de animais em propriedades rurais, confirmou que o estabelecimento, sob responsabilidade da prefeitura, não cumpre regras para proteger a saúde pública.
A promotora de Justiça Adriana Espinheira disse que, diante das constatações, um procedimento administrativo foi instaurado em 2023, embasado no relatório técnico de inspeção, que aponta a urgente necessidade de adequações para a regularização do matadouro.
Conforme ela, um pedido de informações foi enviado ao prefeito neste dia 22 para que desse sua explicação sobre o relatório de fiscalização e laudo sanitário do frigorífico.
Contudo, o prefeito não deu importância, nem mesmo se teria interesse em conciliação por meio de um acordo de conduta, por exemplo.
Dessa forma, o MP-AM transformou o caso em inquérito civil.
Como resultado, a promotoria cobra do município que aponte que providências tomou para corrigir as irregularidades, incluindo aspectos ambientais e de segurança no trabalho.
Leia mais
Adaf certifica primeiro abatedouro de jacaré no Amazonas
Foto: divulgação