Movimentos sociais protestam pelo país no Dia da Independência

Publicado em: 07/09/2019 às 14:45 | Atualizado em: 07/09/2019 às 14:46

Militantes de movimentos sociais e de sindicatos de trabalhadores foram às ruas de várias cidades brasileiras, neste sábado, para protestar no feriado de 7 de Setembro, data em que se comemora o Dia da Independência do Brasil.

Segundo o G1, registraram-se atos de ‘grito dos excluídos‘, além de protestos ao governo federal, os cortes na educação e o desmatamento na Amazônia. Até por volta de 14h, ao menos 21 cidades de 12 estados e do Distrito Federal tiveram atos.

Os protestos foram convocados por movimentos sindicais e grupos estudantis (na foto, a manifestação em Belo Horizonte).

Na capital, manifestantes participaram do protesto ‘Grito dos excluídos’ na Avenida Paulista, região central de São Paulo.

Segundo os organizadores, o protesto é contra as medidas adotadas pelo governo federal na área da educação e do meio ambiente.

A caminhada começou por volta das 11h na Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, em direção à Rua da Consolação.

No interior de São Paulo, também aconteceram protestos em Rio Claro, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e Sorocaba.

 

Pernambuco

Integrantes de movimentos sociais e religiosos participaram da 25ª edição do Grito dos Excluídos, realizada no bairro do Derby, na área central do Recife.

Segundo a organização, o evento realizado no Dia da Independência busca lutar pelos direitos das minorias e por uma sociedade mais justa e libertária.

O movimento deste sábado também incluiu manifestantes contra a Reforma Trabalhista e os cortes feitos pelo governo federal na área da educação.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, índios da tribo Truká de Cabrobó, entidades sindicais movimentos sociais, quilombolas, trabalhadores rurais e praticantes de diversas religiões participaram de ato neste sábado.

Os manifestantes se colocaram a favor da democracia, da Educação e disseram não à intolerância.

Leia mais no G1

 

Foto: Reprodução/TV Globo