Movimentos populares elegem novo coordenador no Amazonas

Agora, a central participará de etapa nacional na Bahia, em outubro.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/07/2023 às 18:09 | Atualizado em: 31/07/2023 às 18:09

A Central de Movimentos Populares (CMP) do Amazonas elegeu, no último sábado (29), o ativista social Rodrigo Furtado, de 34 anos, como novo coordenador estadual. Ele foi eleito por maioria expressiva de votos e aclamado sem objeção. Pela primeira vez na história da entidade, a direção terá membros dos movimentos indígenas, das etnias kokama, dessana, tuiuka e tukanos.

Furtado coordenou a CMP Manaus por quatro anos, à frente de mobilizações populares em defesa de direitos e da democracia, e contra o governo Bolsonaro.

Ele é ativista do movimento LGBTQIAP+, homem gay assumido e como novo coordenador-geral disse que vai fortalecer a luta e as pautas da comunidade. Conforme Furtado, sua gestão vai combater a homofobia e lutar pela garantia dos direitos humanos, empreendedorismo e direito ao trabalho.

A eleição foi durante o 4º congresso estadual dos movimentos populares, cujo tema neste ano foi “30 anos de lutas e resistência – contra o fascismo, em defesa da democracia, dos direitos e da vida”.

Conforme Furtado, mais de 200 ativistas dos movimentos do Amazonas participaram do evento, assim como personalidades políticas, principalmente do PT, como o ex-deputado federal Jose Ricardo, hoje no Ministério do Desenvolvimento Agrário, dirigentes sindicais e de movimentos sociais.

“Agradeço a confiança e a responsabilidade de confiarem a mim o comando da maior central do país que representa a junção de todos os movimentos. Os desafios são grandes, mas nós estaremos cumprindo com o nosso papel de defender as pautas do campo popular e de irmos até os governos e fazer as intervenções necessárias”, discursou Furtado.

De acordo com o novo coordenador, o encontro em Manaus marcou um novo passo para os movimentos sociais, ganhando um perfil mais à esquerda, progressista e de luta. Ele destacou as pautas dos trabalhadores e dos brasileiros vulneráveis socialmente.

A CMP Amazonas participa em outubro, na Bahia, de evento nacional de movimentos populares.

Leia mais

Central de Movimentos Populares faz encontro em Manaus

Fotos: divulgação/CMP Amazonas