Ministra afirma que desmatamento na Amazônia não afeta agronegócio

Publicado em: 19/11/2019 às 08:54 | Atualizado em: 19/11/2019 às 08:54
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o aumento de 29,5% no desmatamento na Amazônia, divulgado nesta segunda-feira, dia 18, é um dado melhor do que o que se dizia anteriormente.
Nos Estados Unidos para reuniões com o governo americano e encontros no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Tereza disse que “não faz o menor sentido” avaliar que isso pode prejudicar negociações comerciais do Brasil.
Ao justificar que não haverá impacto comercial, a ministra buscou desassociar o agronegócio exportador da situação da Amazônia e afirmou que “a agricultura brasileira que exporta está no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste do país” e que “essa agricultura não tem nada a ver com a Amazônia”.
A ministra minimizou ainda o aumento no desmatamento na casa dos 30%. Ela assumiu que há um problema a ser discutido sobre o tema, mas que não é o “dado maluco que estavam falando”.
“Eu vi que houve um aumento realmente de 30% mas não é os 90% que estavam falando em junho. Junho e julho saiu um dado maluco, 93%”.
Leia matéria completa na Veja.
Leia mais
Amazônia perdeu 9,7 mil quilômetros quadrados de floresta em um ano
Foto: Daniel Guimarães/AgriculturaSP