Maués contesta FVS e diz que envia relatório sobre Covid-19 diariamente

O secretário municipal de Saúde de Maués, Franmartony Firmo, disse que é equivocada a informação repassada pela FVS, e que Maués atualiza todos os dias os dados da covid-19

Publicado em: 09/09/2020 às 17:13 | Atualizado em: 09/09/2020 às 17:20

A Secretaria Municipal de Saúde de Maués contestou a informação repassada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Esta, portanto, trata-se da divulgação do relatório sobre casos de Covid-19 no interior.

De acordo com a FVS-AM, um total de 28 Municípios não atualizavam o sistema de informação para consolidação de dados sobre o coronavírus. Dessa forma o órgão confirma Maués entre os municípios ‘faltosos’.

Em resposta, o secretário municipal de Saúde de Maués, Franmartony Firmo, disse que a informação está equivocada. De acordo com ele, essa atualização de boletim ocorre diariamente e de forma integrada em um sistema digital da FVS.

“Inclusive, na Semsa, sou a pessoa responsável em atualizar esse formulário digital, faço isso diariamente, repasso todas as informações solicitadas pela FVS sobre os casos de coronavírus no município.”, disse.

De acordo o secretário de saúde, Maués tem conseguido controlar o avanço da doença e tratar pacientes no hospital do município sem superlotação e sem necessidade de transferência para UTI’s de Manaus.

“Estamos trabalhando de forma muita responsável e transparente, não temos porquê omitir informações. Hoje por exemplo temos um total 1.384 casos confirmados, sendo 1.320 pessoas fora do período de transmissão. Nesta quarta-feira, 09 de setembro, apenas 04 pessoas estão internadas no Hospital Dona Mundiquinha com casos leves confirmados de coronavírus.”

Maués contabiliza um total de 33 óbitos, com dados da cidade, zona rural e área indígena, o último óbito foi registrado no dia 12 de agosto.

“Continuamos em alerta, trabalhando para que não haja uma segunda onda de casos. Mas no momento, temos um cenário estável e controlado, graças aos investimentos certos, estrutura adequada de trabalho e um excelente corpo clínico de saúde”, finalizou o secretário.

 

Foto: Divulgação

 

 

 

Leia mais

Boletim do coronavírus da FVS não tem dados de 28 municípios, 45%