Manaus adere a consórcio de cidades para compra de vacina antivírus

Manaus está entre 1.703 prefeituras, inscritas no prazo, que vão comprar vacina imunizante do coronavírus (covid-19) diretamente das farmacêuticas, mas com verba federal

manaus, consorcio, compra, vacina

Publicado em: 05/03/2021 às 18:38 | Atualizado em: 05/03/2021 às 18:39

Manaus aderiu ao consórcio de municípios que vão comprar vacina aonde elas estiverem e, assim, apoiar o plano nacional de imunização contra o coronavírus (covid-19).

O consórcio municipal por mais vacinas contra covid no Brasil, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), obteve um total de 1.703 prefeituras inscritas.

O prazo para adesão terminou às 12h desta sexta-feira (5). O número de municípios equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população.

Do total, 24 são capitais. Ao todo, o país possui 5.570 cidades. A adesão ao movimento pró-vacina representa, portanto, 30,5% das cidades brasileiras. 

De acordo com a Frente, houve um aumento expressivo nas inscrições na reta final do cadastro.

O último balanço, divulgado na tarde desta quinta (4), contava com 1.292 cidades, sendo 20 capitais. 

A entidade de prefeitos diz que negocia direto com farmacêuticas vacinas de covid para reforçar plano nacional de imunização 

A FNP já havia divulgado que o prazo não seria prorrogado, pois significaria protelar o consórcio.

A expectativa é que seja constituído legalmente até 22 de março para, depois disso, viabilizar a compra dos imunizantes.

Leia mais:

Manaus entra em consórcio da vacina e projeto vai aos vereadores

Projeto de Manaus para comprar vacinas terá rito rápido, diz presidente da CMM

À EPTV, o presidente da frente, Jonas Donizette (foto), reiterou o propósito da iniciativa. 

“Nós vamos continuar trabalhando, pressionando para que o governo federal cumpra sua parte, e vamos atrás também das vacinas de todas as marcas possíveis. O importante é imunizar a população porque aí acontecem duas coisas muito boas. Primeiro, a preservação da vida, e segundo, a retomada da economia. Parar com abre e fecha, que traz tanto problema pra população”, falou Donizette, que é ex-prefeito de Campinas (SP). 

Leia mais e veja a lista de municípios no G1

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas