Manaus: 19 mercados vendiam alimentos estragados, nenhum interditado

Operação "Natal com Saúde" apreendeu mais de 2,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo

Publicado em: 30/12/2023 às 14:41 | Atualizado em: 30/12/2023 às 15:16

A operação “Natal com Saúde”, da Visa Manaus, apreendeu mais de 2,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo em mais de 19 estabelecimentos de Manaus.

A segunda fase da ação, que fiscalizou a qualidade dos alimentos vendidos em supermercados e hipermercados, foi finalizada na sexta-feira (29). Um deles foi autuado e parcialmente interditado.

No local, foram apreendidos 2.676 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo. Os produtos foram descartados.

Dentre as irregularidades sanitárias constatadas pela equipe de fiscalização, estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas.

Leia mais

Supermercado na zona leste vendia 45 kg de alimentos fora de validade

Também foram encontradas carnes descongeladas ou acondicionadas de forma inapropriada, e também laticínios e outros produtos com a data de validade expirada.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, explicou que a segunda fase da operação aconteceu devido à grande quantidade de alimentos em situação de irregularidade registrados na primeira etapa.

“A nossa Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), responsável pela operação, optou por estender a ‘Natal com Saúde’ por mais uma semana, a fim de fiscalizar os estabelecimentos que não puderam ser inspecionados no prazo inicial, bem como verificar denúncias recebidas ao longo da primeira etapa”, disse.

Leia mais no G1.

Foto: divulgação