Made in Pará: submarino do tráfico de drogas é apreendido na Amazônia
Modelo similar foi flagrado no oceano Atlântico, no rumo de Portugal.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/06/2025 às 10:19 | Atualizado em: 02/06/2025 às 10:19
Uma embarcação de semissubmersível que seria utilizada para o transporte de cocaína com destino à Europa foi apreendida na Ilha do Marajó, região amazônica do estado do Pará.
Esse é o resultado de uma ação conjunta da Polícia Federal (PF), a Força Aérea Brasileira (FAB) e Marinha do Brasil como resposta direta às investigações relacionadas à apreensão, em março de 2025.
Naquela ocasião, uma embarcação similar foi apreendida nas águas de Portugal com três paraenses a bordo, que transportavam 65 toneladas de cocaína.
Segundo a informação do R7, as apurações apontaram que os dois equipamentos foram fabricados na mesma região do Pará, a fim de viabilizar o tráfico transatlântico de entorpecentes.
Assim, esta é a primeira apreensão de uma embarcação semissubmersível realizada pela PF, o que evidencia uma tentativa de diversificação dos meios utilizados pelas organizações criminosas para o tráfico internacional de drogas.
Dessa forma, a identificação e localização da embarcação aconteceu em virtude do compartilhamento de informações de inteligência.
Ou seja, no âmbito da cooperação internacional, em colaboração da Polícia Nacional da Espanha, da Polícia Judiciária de Portugal e da Drug Enforcement Administration dos Estados Unidos.
Essas polícias vêm atuando de forma coordenada com a Polícia Federal no enfrentamento às organizações criminosas transnacionais envolvidas no tráfico internacional de drogas.
Leia mais em R7.
Leia mais
Operação Ágata apreende R$ 17 milhões em drogas no Amazonas
Foto: divulgação/Polícia Federal