Lula quer reunir países amazônicos em Belém, com presença dos EUA

A intenção de Lula é usar essa posição acordada no encontro do OTCA para seu discurso na ONU.

Lula quer reunir países amazônicos em Belém, com presença dos EUA

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/04/2023 às 16:04 | Atualizado em: 06/04/2023 às 16:04

O presidente Lula da Silva (PT) quer reunir em Belém (PA) os representantes dos países amazônicos para reavivar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Isso deve ocorrer no início de agosto, e servirá para tentar definir uma posição sobre conciliar desenvolvimento e combate à crise climática. Como informa o Brasil247.

Além dos presidentes, deve estar presente o enviado especial do clima dos EUA, John Kerry, que confirmou que pretende visitar a Amazônia este ano.

“É uma reunião importante porque o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) quer coordenar com os outros sócios da OTCA uma visão dos países Amazônicos sobre a Amazônia”, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em conversa na quinta-feira com jornalistas estrangeiros.

Conforma a publicação, a intenção de Lula é usar essa posição acordada no encontro do OTCA para seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

Nesse sentido, a retomada da OTCA é uma das metas de Lula em seu terceiro governo.

Em suma, o grupo teve reuniões presidenciais virtuais nos últimos anos, mas com relevância diminuída e com o Brasil praticamente abandonando as deliberações do grupo.

Leia mais no Brasil247.

Leia mais

Maior devastador, Pará é agraciado com Belém para sede da COP-30

Foto: divulgação