LĂºcio Carril puxa debate do polĂªmico filme ‘Olympia’ no Carmem Miranda

Cinema de Manaus apresenta ciclo especial de filmes em homenagem Ă s OlimpĂ­adas de Paris

Publicado em: 26/07/2024 Ă s 13:53 | Atualizado em: 26/07/2024 Ă s 13:56

O sociĂ³logo amazonense LĂºcio Carril vai conduzir debates neste dia 26, sexta, sobre o polĂªmico filme “Olympia: vencedores olĂ­mpicos”, parte 2, sobre polĂ­tica e os esportes.

ApĂ³s a exibiĂ§Ă£o, Carril vai mediar um debate sobre o filme e sua importĂ¢ncia histĂ³rica para o cinema e os esportes, alĂ©m de seu polĂªmico patrocĂ­nio.

Financiada pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores AlemĂ£es, a diretora Leni Riefensthal fez o documentĂ¡rio ‘Olympia’ sobre os Jogos OlĂ­mpicos de 1936, em Berlim. 

Foi a primeira realizaĂ§Ă£o de um longa documentĂ¡rio retratando a competiĂ§Ă£o.

Muitas tĂ©cnicas avançadas de cinema foram usadas, que mais tarde se tornariam os padrões industriais, mas que eram fenomenais na Ă©poca, como Ă¢ngulos incomuns de cĂ¢mera, tĂ©cnicas de ediĂ§Ă£o avançadas, close-ups extremos entre outras coisas.

As tĂ©cnicas empregadas sĂ£o quase universalmente admiradas, mas o filme Ă© controverso devido ao seu contexto polĂ­tico.

No entanto, aparece em muitas listas dos melhores filmes de todos os tempos, incluindo a feita pela revista Time.

HĂ¡ muita discussĂ£o se este filme deve ser considerado um filme de propaganda polĂ­tica para o Partido Nazista, como o seu ‘O triunfo da vontade’.

Apesar de os Jogos OlĂ­mpicos de VerĂ£o em Berlim de 1936 serem chamados de “OlimpĂ­ada de Hitler” e ser inquestionavelmente dirigido aos feitos do Terceiro Reich, o que por si sĂ³ jĂ¡ daria um bom filme de propaganda polĂ­tica, os defensores de Riefenstahl lembram da aproximaĂ§Ă£o que faz ao filmar o rosto de Hitler diante da vitĂ³ria de Jesse Owens, um afro-americano, ganhando uma medalha de ouro, diferenciando-se da doutrina de supremacia racial nazista.

Outros vencedores nĂ£o-arianos sĂ£o mostrados tambĂ©m.

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A bola de ouro

Bandian Ă© pequeno, mas sonha grande: quer ser o melhor jogador de futebol do continente africano.

Para isso, procura um feiticeiro que realiza um ritual que lhe dĂ¡ rapidez e precisĂ£o nas pernas.

NĂ£o Ă© apenas a criança brasileira que sonha em ser jogador de futebol. O imaginĂ¡rio dos herĂ³is de calĂ§Ă£o e chuteira estĂ¡ difundido por todo o mundo, mas ganha outra potĂªncia no sul global.

Na Guiné, assim como no Brasil, jogar bola é uma possibilidade de ascender socialmente e, até, ir morar na Europa.

Bandian, o protagonista de “A bola de ouro”, porĂ©m, nĂ£o aspira enriquecer ou mudar de paĂ­s, ele quer mesmo Ă© se tornar o melhor jogador de futebol do continente africano.

Essas questões, porém, cruzam sua jornada até o seu objetivo.

O filme, com direĂ§Ă£o de Cheik DoukourĂ©, serĂ¡ exibido no cine Carmen Miranda no dia 27, Ă s 17h30, com acesso gratuito.

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No contexto

Os filmes com a temĂ¡tica polĂ­tica-esportes sĂ£o de um ciclo que o cinema Carmem Miranda realiza em Manaus de 25 a 27 deste mĂªs, uma homenagem com o tema ‘Viva as OlimpĂ­adas 2024’,

Na estreia do ciclo, na quinta-feira (25), a primeira parte do filme ‘Olympia: Ă­dolos do estĂ¡dio’ (1938), de Leni Riefenstahl.

Neste dia 26, o ciclo continua com a parte 2, intitulada ‘Olympia: vencedores olĂ­mpicos’, Ă s 19h30.

JĂ¡ no sĂ¡bado (27), Ă s 17h30, Ă© a vez do franco-africano ‘A bola de ouro’, de 1994.

Paralelamente, nos dias 25 e 26, Ă s 17h, o cinema continua com o ciclo ‘As dĂ©cadas do Oscar’, com vencedores da academia no inĂ­cio da dĂ©cada de 30.

O acesso a todos os filmes da programaĂ§Ă£o Ă© gratuito.

O espaço cultural Carmem Miranda Ă© a mais nova opĂ§Ă£o de cinema de rua para os cinĂ©filos do Amazonas, com vasta programaĂ§Ă£o, que vai de clĂ¡ssicos a filmes de realizadores amazonenses.

“A ideia Ă© sempre dar espaço para os cineastas amazonenses e para a produĂ§Ă£o nacional, sem esquecer as inspirações que vem de Hollywood e da Europa”, disse o idealizador do espaço, Michel Guerrero.

“Ainda temos um foyer aconchegante que batizamos de BistrĂ´ da Carmen, com comidinhas especiais e bastante pipoca”.

Foto: divulgaĂ§Ă£o