Liderança feminina nos lares de Manaus alcança maioria
Com 53% dos domicĂlios sob chefia feminina, Manaus destaca-se como um caso particular no Norte e desafia a tendĂªncia nacional, segundo dados do IBGE.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 26/10/2024 Ă s 10:34 | Atualizado em: 26/10/2024 Ă s 10:35
Em Manaus, mais da metade dos domicĂlios Ă© liderado por mulheres, enquanto a responsabilidade masculina representa 46,41%. O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica registrou 337.942 residĂªncias sob chefia feminina, em contraste com 292 mil lideradas por homens.
A situaĂ§Ă£o na capital foge Ă tendĂªncia nacional e da RegiĂ£o Norte, onde a liderança masculina ainda predomina.
O levantamento mostra que, no Amazonas, a divisĂ£o de chefia dos lares Ă© praticamente equilibrada, com mulheres Ă frente de 50,01% das casas, contra 49,99% sob liderança masculina.
JĂ¡ na RegiĂ£o Norte, 51,35% das residĂªncias sĂ£o chefiadas por homens. No Brasil como um todo, o percentual Ă© de 50,87% de domicĂlios sob responsabilidade masculina.
A pesquisa tambĂ©m identificou que a maioria das residĂªncias no Amazonas sĂ£o casas e que os lares chefiados por mulheres tĂªm uma mĂ©dia de moradores ligeiramente maior.
Leia mais
Mulheres aumentam 120% poder polĂtico no interior do Amazonas
A matĂ©ria Ă© do G1. Leia na Ăntegra.
IlustraĂ§Ă£o: divulgaĂ§Ă£o