Justiça federal manda expulsar invasores de terra indígena mura

Juiz também mandou Funai acelerar o processo de demarcação da área, que fica no município de Autazes.

Muras

Por Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 09/11/2023 às 07:03 | Atualizado em: 09/11/2023 às 17:08

O juiz Ricardo Sales, da Justiça federal do Amazonas, mandou expulsar não-indígenas que invadiram terra indígena mura no município de Autazes (AM).

Ele determinou ainda que a Polícia Federal instaure inquérito para identificar quem são essas pessoas que invadiram, desmataram e incendiaram a terra indígena.

Não somente isso. Ele pretende também estender a punição às autoridades das três esferas públicas (União, estado e município), que permitiram as invasões.

Dessa forma, as terras muras, segundo Sales, foram invadidas sem qualquer repressão de órgãos federais, estaduais e municipais.

Demarcação do território

Na mesma decisão, o juíz federal tomou uma decisão que pode ser considerada vitória da luta do povo mura, que eles, há muito, reivindicam para si.

É que Sales também determinou à Funai finalizar o processo de demarcação da terra indígena mura.

Embargos negados

Assim, a decisão do magistrado foi em embargos de declaração, proposto pelo Sindicato Rural de Autazes para tentar reverter julgamento que mandava retirar os invasores da área.

Contudo, o juíz apontou falha técnica e jurídica na medida. Para ele, o sindicato estava tentando rediscutir o processo pelo que chamou de “mero inconformismo”.

Veja o documento da decisão judicial:

Leia mais

Demarcação de terra indígena tem audiência pública em Autazes

Foto: J.Rosha/Cimi Norte I