Juiz do TRF-1 livra ex-chefe da Funai na execuĂ§Ă£o de Bruno e Dom

Para a PolĂ­cia Federal, Xavier tem responsabilidade nos crimes. DecisĂ£o de desembargador foi muito criticado

Publicado em: 19/01/2024 Ă s 17:48 | Atualizado em: 22/01/2024 Ă s 12:52

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª RegiĂ£o, passou a ser alvo de ataques nas redes sociais por conta do habeas corpus que concedeu em favor do ex-presidente da Funai no governo Bolsonaro, delegado Marcelo Xavier.

Xavier foi acusado no inquĂ©rito da PolĂ­cia Federal, como um dos responsĂ¡veis pelo assassinatos de Bruno e Dom Phillips por sua “omissĂ£o nas devidas medidas de proteĂ§Ă£o que deveria ter adotado na proteĂ§Ă£o dos servidores que tinham o dever de fiscalizar crimes ambientais em Terras IndĂ­genas”.

Apesar disso, a decisĂ£o de Ney Belo nĂ£o absolve o governo Bolsonaro de qualquer crime cometido e diz apenas sobre Direito Penal: nĂ£o se pode acusar alguĂ©m de duplo homicĂ­dio sem que a PolĂ­cia mostre um vĂ­nculo direto com o crime.

Nesse cenĂ¡rio, a questĂ£o Ă© que a insegurança nĂ£o era uma informaĂ§Ă£o exclusiva do presidente da Funai. Muito menos a omissĂ£o foi apenas dele. A prĂ³pria PolĂ­cia Federal havia sido alertada do quadro de insegurança e nada foi feito. Nenhum policial da Delegacia de Tabatinga, para onde as denĂºncias foram encaminhadas, estĂ¡ indiciado por duplo homicĂ­dio. E nem era necessĂ¡ria denĂºncia para a PolĂ­cia Federal estar ciente do perigo: em 2019, o trabalhador da Funai Maxciel Pereira dos Santos foi assassinado na mesma regiĂ£o.

O inquérito sobre a morte estava parado na época do duplo homicídio.

Leia mais no blog do Octavio Guedes no G1

Leia mais

Preso no Amazonas mais um suspeito nas mortes de Bruno e Dom

Foto: MĂ¡rio Vilela/Funai